26 julho, 2020

Dona Corina e Dona Nita

Texto
Paulo Peterson
Custódia-PE
Julho/2020


Achei um registro único de foto com minhas vovós Corina e Nita.

Passou um filme relembrando momentos com elas.

Lembranças da Farmácia Pereira e Budega, ambos comércios delas, com suas residências junto.

Dona Corina sempre com sua voz suave. Era tão suave que nem injeção doía. Sério mesmo. Quem já tomou sabe.

Dona Nita sempre recebia em sua casa com muita alegria. Sempre dava um jeito de agradar os netos dando “brebotos” de sua bodega.

Dona Corina era bem seria, mas gostava de ver a alegria dos netos correndo entre a farmácia e a sua residência. Mesma coisa dona Nita quando levava os netos para o distrito de Maravilha numa camioneta pilotada por vovô Adauto.

Ainda identifico as vozes chamando “Paulo Joaquim”. Vovó Nita chamava também por “Paulô”, coisas de vó.

As vezes ia na farmácia pedir dinheiro, vovó Corina sempre dizia que não tinha. Percebia minha tristeza e pouco tempo depois chegava com a mão fechada e abria na palma da minha mão um trocadinho para minha felicidade principalmente em dia de feira.

Na budega de vovô era tanto neto que era difícil agradar e da vencimento a demanda pedindo principalmente cajuína. Vovó Nita sempre dava um jeito.

Dormir em casa de vó rende boas lembranças. Como se esquecer da minha vó Corina com medo me acordando a noite para não fazer xixi em sua cama. Cada vez que acordava tinha que rezar. Com vovó Nita as noites dormidas na Maravilha, são recordações fortes. Foi uma infância feliz.

Posso afirmar que vivi muito bem com as minhas. Figuras marcantes, cada uma com personalidade diferente, porém ambas, de da orgulho.

Como pessoas públicas cada uma deixou seu legado orgulhando os familiares. Eram pessoas simples com um coração maior do elas próprias.

Não me canso de ouvir relatos de pessoas que foram ajudadas de diversas formas por elas.

Minha eterna gratidão por ser neto de duas vovós super amorosas. Saudades eternas.

2 comentários:

  1. Paulo voce descreveu muito bem suas avós. Duas pessoas generosas que ajudaram muitas pessoas.Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Que foto maravilhosa!!!!
    Conheci ambas.

    Deixaram história pra os que com elas conviveram.

    Madrinha Corina fez parte da minha infância, adolescência e fase adulta.
    Era uma doce de criatura.
    Suas mãos eram de fada, de seda mesmo. Ninguém, pode conta melhor ou mais do que eu...foram décadas de "Benzetacil" aplicadas por ela. Após a aplicação, tinha direito a massagens... como esquecer?
    Seu carinho para comigo me marcou.
    Sem contar com o elo que já havia entre nossas famílias.
    Mamãe a tinha como uma amiga, madrinha e confidente.
    Era muito querida por todos!

    Dona Nita de Seu Adauto, dessa grande mulher tenho muitas lembranças... Sempre na bodega, ou na calçada sentada, à noite, ao lado do admirável esposo, seu Adauto Pereira (Lembro, desde criança, ouvi mamãe dizer assim:
    Domingo Góis e Adauto Pereira são os homens de maior coração do município de Custódia).
    Dona Nita era uma mulher muito bonita, alta, simpática e hospitaleira, sua casa era cheia dos "maravilhosos". Uma senhora elegante, suas meninas saíram a sua semelhança.

    Parabéns Paulo Joaquim!
    Lindo texto, e bem merecida homenagem à essas duas grandes mulheres.

    ResponderExcluir