14 julho, 2020

Bença meu tio Pedim, Feliz Aniversário.

Texto
Jussara Burgos
Brasilia-DF
Julho/2020

Meu saudoso avô materno Joaquim Pereira da Silva tinha um irmão que residia em Betânia e se chamava Pedro, quando nasceu seu filho caçula ele homenageou o irmão dando seu nome ao menino Pedro Pereira Sobrinho. Carinhosamente nossa família o chamava de Pedrinho. 

O ilustre Dr. Pedro Pereira Sobrinho para mim e meus irmãos era simplesmente tio Pedim. Figura culta, simpática e amiga. Cresci ouvindo meu avô dizendo Pedro nasceu no dia da Queda da Bastilha. 

Papai Joaquim era um pai amoroso mas eu sentia que ele tinha uma admiração especial pelo filho que tinha a inteligência acima da média, se destacou sendo a primeira pessoa da família a ingressar numa universidade numa época que isso era uma verdadeira façanha. Tanto que tio Pedim ganhou de presente de formatura um consultório montado para ele exercer a profissão de cirurgião dentista. 

Meu avô também contava que ele foi o orador da turma e quando um amigo ouviu sua oratória exclamou: a ciência ganhou um membro e o direito perdeu um grande orador. Ledo engano, PP que pode ser Pedro Pereira ou Pedro prodígio cursou Direito em Caruaru e se tornou um homem da Lei.

Lembranças que tenho dele? Muitas, mas tem uma que eu gosto, ele me mostrou um livro e me revelou que marcava seus livros assim: na página 33 ele fazia um triângulo em volta no número formado por três pontinhos. Ele seguiu o exemplo do pai também maçom e mais tarde galgou o máximo grau 33. 

Na década de oitenta eu costumava passar as férias escolares dos meus filhos em Custódia e recebia a visita do meu tio que trazia um pote de sorvete. Era uma delícia saborear a sapiência da pessoa mais inteligência que conheci e o sorvete. 

Bença meu tio Pedim, feliz aniversário.

2 comentários: