15 julho, 2020

[Causo] Cachaça com Metanol



Mais uma de Dega Nunes

Zé Delfino, era um morador de seu sítio, estatura baixa, muito trabalhador, mas bebia cachaça por duas pessoas de mesma altura. Sua moradia era quase vizinha a da casa de Dega Nunes. Numa parte mais baixa do terreno.

Sempre começava seus trabalhos muito cedo, antes mesmo do sol sair, geralmente de ressaca, acordava e subia até o curral para tirar o leite das vacas.

Surgiu numa determinada época, uma noticia que, tinha falecido, quatro ou cinco cachaceiro no Estado da Bahia, por terem ingerido cachaça com metanol. (Na verdade, a mistura artesanal continha grande quantidade de álcool metílico mais conhecido por metanol, matou 35 pessoas em Março de 1999, no sudoeste do Estado da BA).

Quem conhece Seu Dega, sabe que ele não gosta de quem bebe. Pode ser filho, neto, e nem amigo que tenha este vício. Não deixa de soltar uma piada.

Pois bem, Zé Delfino vivia bêbado todos os dias, não deixava de fazer seu serviço, seja ele de manhã, a tarde ou noite.

Num determinado dia, talvez de ressaca, subiu até o curral já passando das 5h da manhã e nisso encontra seu Dega a postos no curral.

Cumprimentou com o cordial "Bom dia Dega".

Seu Dega vendo a situação, não perdeu tempo, soltando "Você já soube? dos quatro bebados que morreram tomando cachaça com metanol na Bahia?

E sem parar, continuou "Eu queria que colocassem metanol nas cachaças do país todinho, para esses bebados tudinho morrer".

Zé Delfino não tinha papa na língua retruncou:


- Também Dega, dos Nunes, só ia escapar tu e Felizardo (Irmão). Porque o resto tudinho iam morrer.

(*) Enviado por Clênio Nunes, seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário