07 julho, 2020

Biografia: Antônio Sobreira da Silveira



Antonio Sobreira da Silveira nasceu dia 15 de Fevereiro de 1933, na cidade de Juazeiro do Norte. Estado do Ceará. Filho do casal Euclides Alexandre da Silveira e de Balbina Sobreira da Silveira, ambos nascidos em Juazeiro. Ajudou os pais durante muito tempo na agricultura, meio de sobrevivência de sua família.
Começou a trabalhar no ramo de mascate, vendendo roupas no ano de 1957, ficando até o ano de 1964, quando mudou de ramo, passando a ser ourives (vendedor de jóias) em diversas cidades e distritos. 

Nessa época, conheceu um casal do distrito de Maravilha que estava a passeio em Juazeiro, e durante um bate papo, comentou que era comerciante, mesmo ramo do casal. Recebeu convite para conhecer Maravilha. Convite aceito, aproveitou o retorno do casal e veio junto, com planos de passar uma semana. Naquela época, era um período mínimo para compensar a viagem e todos os gastos. 

Durante o dia fazia suas vendas, e a noite aproveitava para mostrar seus outros dotes, tirando versos, poesias e cantorias, acompanhado de sua viola para moradores do distrito. Seu talento de poeta e músico chamava cada vez mais atenção dos populares. 




A permanência em Maravilha antes programada para uma semana aumentou, e seu contato com a população local crescia cada vez mais, quando conheceu aquela que viria a ser sua futura esposa. Maria Nogueira da Silveira, mais conhecida como Vonila. Namoraram, noivaram e enfim casaram. 

Antonio Sobreira resolveu fixar residência em Maravilha, viajando para sua terra natal apenas para comprar mercadorias para seu sustento. 

Passou a fazer vendas em Custódia, Ibimirim, Rio da Barra, Betânia, Sitio dos Nunes, Rio da Barra e Maravilha. 

Foi um dos pioneiros na venda de jóias em Custódia. 

Muitas pessoas tiveram seus primeiros relógios, pulseira e alianças, compradas a sua pessoa. Fazia vendas a domicilio, durante um bom tempo marcou ponto na Praça Padre Leão, entre a Casa Góis e o comercio de Dona Jovelina e João Miro. 

Gostava de comentar que “Mesmo sem ser padre, foi quem fez o casamento da maioria dos casais em Custódia, pois as alianças eram compradas a ele”. Dava gargalhadas lembrando. 




Dessa união, tiveram cinco filhos, são eles: Francisco Sobreira de Menezes, Francinaldo Sobreira de Menezes, Franciélho Sobreira de Menezes, Edivânia Sobreira de Menezes e Antônio Sobreira da Silveira Júnior (in memorian) 

Sustentou a família vendendo ouro e bijuterias. 

Hoje sua família aumentou, são 12 netos e 7 bisnetos. 




Contribuiu bastante para cultura de Custódia e distritos, por ser o maior responsável pela Poesia/Verso e Prosa na Região. Além de Poeta, fez vários festivais de violeiros no CLRC e em outros locais do município. Trouxe para Custódia poetas como Pedro Bandeira, João Bandeira, Lourival Batista entre outros. 

Definição para Antonio Sobreira é: Familia, Amigo e Poeta. 

Seu passatempo nas horas vagas era tocar viola e tirar versos.

Enviado por Franciélho Sobreira de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário