24 julho, 2020

O meteoro que passou

Créditos da imagem: 
JC/FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE CLIMA AO VIVO

Quando nos propomos a escrever e registrar acontecimentos e fatos, estamos colaborando para a manutenção da história.

O meteoro que passou reverberando o céu de alguns estados do Nordeste em 15/07/2020 me deixou curiosa. Estudei e pesquisei esses fenômenos magníficos que até então não me interessavam. Valeu a pena a nova experiência.

Hipoteticamente, um corpo celeste pode colidir com a Terra em qualquer local ou região. Mas, a natureza escolheu que esse meteoro também passasse por Custódia. 

Mesmo sem o município ter equipamentos para monitorar esse fenômeno e registrar como o fato se deu, graças a Deus não houve danos, como é o caso de outros que já caíram em variadas cidades do mundo. Pode-se citar o caso do meteoro que atingiu a Rússia no dia 15/02/2013, causando pânico e deixando um rastro de quase mil feridos. A rocha tinha um diâmetro de dezessete metros e dez mil toneladas de massa, isto é, antes de entrar na atmosfera da Terra.

Os estudiosos dizem que o bólido russo é um nanico quando comparado com alguns corpos celestes que já nos atingiram com consequências catastróficas, a exemplo do que causou o extermínio dos dinossauros há sessenta e cinco milhões de anos. As visitas desses gigantes espaciais à Terra transformaram nosso planeta. 

O povo fez sua parte, registrou na memória o brilho intenso e majestoso do meteoro que riscou o céu de Pernambuco, deixando as cidades apreensivas. Os moradores das cidades de Serra Talhada, Carnaiba, Ingazeira, Iguaraci e Sertânia sentiram o impacto e viram um belo clarão no céu. Ao “beijar” o território de Custódia, provavelmente se desintegrou com um impacto assustador, deixando muita gente sem saber o que tinha acontecido.

Eu e minha família estávamos jantando, quando ouvimos um fortíssimo barulho vindo da parte superior da nossa casa. João Paulo, meu filho, saiu para averiguar e viu que tudo estava em seus devidos lugares. Meu outro filho, Gleisson, que estava em um mercado próximo à nossa casa, não ouviu o ruído, mas escutou burburinhos das pessoas que especulavam sobre uma possível queda de um meteorito. Naquele contexto, na realidade, houve até quem mencionou um avião ter caído nas imediações da cidade.

A astronomia é sempre um assunto fascinante, que chama atenção a cada descoberta, a cada imagem divulgada e a cada fenômeno registrado. É uma constante o medo da dança de corpos celestes atingirem nosso planeta, o que não é tão raro acontecer. E quando eles se chocam contra a terra, tendem a cair sobre áreas desoladas ou nos oceanos. Isto acontece porque a maior parte da superfície terrestre não é habitada por humanos. Vejo em toda essa dinâmica a mão protetora do Altíssimo. Vejo ainda a obra da criação. Vejo a perfeição da atmosfera com as suas camadas de proteção. 

Imaginemos a terra sem barreira nenhuma. Certamente já teria se transformado num grande deserto.

Os asteróides vagam em velocidades altíssimas e quando eventualmente atingem a atmosfera da Terra, nessa velocidade, desprende fragmentos do tamanho de um grão de areia e que são capazes de aquecer instantaneamente nos gases atmosféricos, gerando um fenômeno chamado de meteoro. O meteoro é apenas um fenômeno luminoso chamado popularmente de “estrela cadente”. Meteorito é o fragmento de rochas espaciais que resistiu a passagem pela atmosfera e chegou ao solo. São importantes fontes de pesquisa científica, pois trazem fragmentos de asteroides, cometas e em casos raros, até pedaços de outros planetas. 

Abraços,

Nenê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário