07 julho, 2020

Biografia: Guilherme Andrada Filho

* 25/02/1932
+  27/01/2014


Essa é a biografia de um homem que temos um enorme orgulhoso de chamá-lo de Pai, um homem simples, integro, honesto, que amava a vida, a família e o seu trabalho. 

Guilherme Andrada Filho, nasceu em 25 de Fevereiro de 1932, na cidade de Custódia-PE. 

Filho de Guilherme Ernesto Andrada e Olindina Queiroz de Andrada.

Teve dez irmãos, sendo Alfredo e Cacilda (in memorian) do primeiro casamento de sua mãe; Otoni e Flávio por parte de pai; e os demais são frutos do segundo matrimonio de sua mãe, Olindina, com Euclides Veríssimo do Amaral (Nozinho), a quem ele considerava como pai. Seus irmão são: Terezinha, Marival, Aparecida, Rita, Magy e Jose Euclides. 

Durante a sua juventude morou na pequena e tranquila cidade de Flores-PE, na qual trabalhava de forma autônoma “fazendo bico”. 

No ano de 1965 casou-se com a bela, elegante e perfumada Severina de Souza Andrada, dessa união tiveram cinco filhos: Socorro, Abelardo, Lidia, Henrique e Márcia. 

Guilherme Andrada, era conhecido pela nobreza de seu caráter, foi um pai extremamente dedicado aos seus filhos e aos seus netos: Guilherme, Iany, Daniel, Igor, Pedro, Felile, Maria Eduarda e Arthur (in memorian) e das bisnetas: Mariana e Valentina. 

Exercia com amor o seu papel, e não mediu esforços para fazer os anseios da família, sempre se mostrava de mãos estendidas, coração gêneros e ombro amigo, para todos que o procuravam. Foi um pai que representava autoridade, obediência e respeito, aquele que chegava e coloca a ordem nas coisas, sabíamos o que queria dizer com um simples olhar. Homem sério e de personalidade forte, protegia os seus como ninguém. 

Uma das recordações de Guilherme sempre ocorria no mês de maio, ele associava o nascimento de sua primogênita Maria do Socorro, à sua nomeação em um cargo público, dizendo:

No dia que Corrinha nasceu, foi quando fui nomeado para ser Fiscal da Secretaria da Fazenda”. 

Em 1978, passou a trabalhar na cidade de Sertânia-PE, logo depois por influencia política foi transferido para Carpina-PE. Posteriormente voltou para Custódia, no ano de 1995, exercendo suas atribuições na Coletoria Estadual de Custódia.

Era um homem alegre e festeiro, adorava tomar uma pinga, não abria mão de um bom carnaval, e como nordestino nato, era fã de Luiz Gonzaga e Altemar Dutra. 

Seus filhos recordam com muita emoção uma música que remete aos melhores momentos vividos: 

Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
Naquela mesa ele juntava gente
E contava contente o que fez de manhã
E nos seus olhos era tanto brilho
Que mais que seu filho
Eu fiquei seu fã” 

Naquela Mesa - Nelson Gonçalves

Lembranças de vários domingos alegres, juntos em uma mesa, família reunida e casa cheia, recordações de quem foi Guilherme Andrada. Estará eternizado em nossos corações, lembrado pelas suas inúmeras qualidade, leveza e alegria de viver a vida, um bom pai, avô, e um amigo inesquecível. 

Nos confortamos e seguimos na certeza da sua proteção divina nas nossas vidas, ele se foi, mas deixou o seu legado e a sua maior riqueza, sua família, que hoje conta a sua história. Seu heroísmo está em que ele representa para cada um de nos, filhos e netos. 

A nossa eterna gratidão pro cada momento vivido ao seu lado, sempre fazendo algo por nós. 

Agradecemos pela sua existência. 

(*) Enviado por Maria do Socorro Andrada.


2 comentários:

  1. Como é bom e.emocionante falar de quem amamos. Guilherme, nosso patente, era muito amigo dos meus pais. Mamãe sempre nos relatou quem eram os amigos de papai.
    Todos que o conheceram podem afirmar o homem de bem que foi. Um pai de família exemplar.

    ResponderExcluir
  2. Um homem íntegro e muito família, sempre q estávamos juntos gostava de tomar suas pingas e lá pras tantas vinha os assobios, histórias vívidas, grande tio Guilherme, tempos q ñ voltam mais. Descansa nos braços do senhor meu tio.

    ResponderExcluir