Maria Amaral Batista, conhecida como “Maria Amaral” nascida em Custódia-PE, no ano de 1947, filha de Manoel Alves do Amaral, mais conhecido por “Manoel Henrique” e Etelvina Alves do Amaral, o pai foi Suplente de Vereador e comerciante no ramo de alimentos nesta cidade, a mãe sempre atuou na atividade de costureira.
Casou-se em março de 1966 com o Sr. Manoel Batista Neto, mais conhecido como “Dourinho” filho de Cicero Batista da Silva e Adelina de Moura Leite ambos agricultores, o mesmo foi comerciante industrial no ramo de calçados e funcionário público do Estado e Município, desse enlace matrimonial nasceram 05 filhos (2 homens e 3 mulheres) e 06 netos (cinco homens e uma mulher).
Estudou nessa cidade do primário ao segundo grau de Magistério, cursou o curso Superior de Letras na cidade de Arcoverde-PE, na sua carreira profissional foi funcionária Pública do Município e do Estado, sendo que no Estado atuou como Professora de língua portuguesa e redação, atuou também como professora do lar no Estado, no Município começou como professora na zona rural no sítio Fazendinha, depois com seu desempenho brilhante foi transferida para zona urbana onde lesionou língua portuguesa e redação.
Também pelo Município já aposentada começou a trabalhar nos bastidores da Política local, destacando-se pela sua organização e competência foi Coordenadora de várias campanhas eleitorais e assim dando início a sua trajetória no cenário político como:
- Chefe de Gabinete no Governo Belchior Ferreira Nunes;
- Secretária de Administração no primeiro Governo de Nemias Gonçalves de Lima;
-Tesoureira no Governo de José Esdras;
- Presidente da comissão de Licitação no segundo Governo de Nemias Gonçalves de Lima, - Diretora do Setor de Tributação;
- Controladora do Setor de Controle Interno no terceiro Governo de Nemias Gonçalves de Lima;
Além de desenvolver suas atividades secundárias, como bordadeira, costureira e artista plástica, e assim foi feita a sua história como um Mulher honesta, verdadeira, guerreira, trabalhadora, simples, humilde, amiga, mãe, filha, esposa, avó, tia, cunhada, prima, sogra e nora, e assim dando sua expressiva contribuição e dedicação para família e desenvolvimento desta cidade.
Residente desde o seu nascimento até o seu falecimento em 21 de janeiro de 2014, sendo sepultada no Cemitério Público de Custódia-PE.
(*) Texto retirado de uma JUSTIFICATIVA BIOGRÁFICA usada pelo Poder Legislativo Municipal para homenageá-la, com seu nome em uma relevante obra de suma importância de nossa cidade, para que sempre seja lembrada. Sala das Sessões Legislativas em 07 de Março de 2017
Obrigado aos familiares, na pessoa de Juscelino Amaral e Luciana Amaral, pelo envio desta Biografia de grande importância para o trabalho realizado pelo Blog Custódia Terra Querida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário