19 julho, 2020

Biografia: Aurélio José de Vasconcelos



Aurélio José de Vasconcelos e Silva, nascido em 07 de Setembro de 1898, na cidade de Caruaru-PE, filho do casal José de Vasconcelos e Silva, industrial, nascido na cidade de Bonito-PE, em 08 de Maio de 1872 e Otilia Limeira de Vasconcelos, nascida em Caruaru-PE em 01 de Junho de 1881.

Cursou colégio de primeira letras em Caruaru, depois no Recife e no ano de 1910 em seguida por vontade própria dos seus pais acompanhado do irmão Francisco (Chico) nascido em Caruaru em 19 de Maio de 1899 embarcaram no dia para a Inglaterra (Londres) onde matriculado no LITON HOUSE SCHOOL, preparou-se para Cursar Enginerie e Tecnologie Institute, donde recebeu o título de Engenheiro.

Permaneceu com seu irmão Francisco, toda a Grande Guerra, declarada em 1914 e terminada em 11 de Setembro de 1918, voltando ao Brasil, Recife neste mesmo ano de 1918. Ao todo viveu 9 anos em Londres.

Chegando ao Brasil-Recife, começou a trabalhar com seu pai José de Vasconcelos e Silva (industrial, comerciante, exportados de algodão) ingressando com seu irmão Francisco na firma JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA em 1896.

No ano de 1920, casou com Maria Nicéia Siqueira Campos, filha de Siqueira Campos (comerciante e agricultor) da cidade de Triunfo - PE. Neste mesmo ano viajou para Londres em lua de mel e também para realizar a compra de um sistema de alta pressão para prensagem de fardos de algodão.

Desde então, sob orientação do pai e colaboração do irmão deu continuidade a boa posição da firma JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA.

No ano de 1927, faleceu o sogro Manoel Siqueira Campos, deixando entre seus haveres a Fazenda São Gonçalo, localizada no Município de Custódia. Aurélio comprou as partes dos herdeiros na fazenda que posteriormente foi integrada ao patrimônio social da firma JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA por compra da fazenda.

Daí em diante já sob administração da firma JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA, o sócio Aurélio dedicou parte do seu tempo a Fazenda São Gonçalo, pois nesta época Aurélio, gerenciava a construção na cidade de Campina Grande-PB, de uma grande Usina de descascar algodão e prensar plumas em fardos já próprios para exportação. Com a chegada de Londres do irmão José em 1930, ficou dividida a administração da usina de Campina Grande-PB. Assim, Aurélio, voltou-se para a Fazenda São Gonçalo, e ali desenvolveu: 

Plantio de sementes selecionadas para cultivo do algodão; instalação de pequeno descaroçador de algodão e seu enfardamento;plantio de pluma que seria adicionada ao alimento do gado; Proveu a compra de planteis da raça GIR, GUZERA, SWHITZS, HOLANDEZ, touros e vacas (ZEBU) construindo novos modernos estábulos (os caprinos também foram contemplados com melhoria do rebanho); Vários açudes construídos.

Durante esse período a firma JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA adquiriu várias fazendas e terras limítrofes que foram incorporadas ao patrimônio da firma, constituindo a fazenda São Gonçalo de cerca de 11 fazendas e área de 20 léguas quadradas. Todas escrituras registradas nos respectivos cartório da Comarca de Custódia sem que até hoje havido menor duvidas sobre limites e invasão.

O tabelião Manoel Marinho fez concurso para que tudo fosse assim SEM CONTESTAÇÃO. Era do conhecimento da firma JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA, a ocorrência da planta nativa do caroá e fazenda era grande, sabia-se que dessa folha extraísse fibras, no entanto da maneira que era extraída por maceração não havia produtividade, qualidade e outros empecilhos que não animavam sua comercialização em termos econômicos.

O sócio Francisco interessou-se pelo problema e usando seus conhecimentos chegou a conclusão que só por meios obteria o modo econômico da exploração e industrialização da fibra do caroá.

Contactou com vários fabricantes de maquinas ligadas a indústria de fibra de algodão em busca de maquina que pudesse desfibrar a folha economicamente. Dos contatos, uma firma inglesa conseguiu finalmente uma máquina desfibradora que pudesse trabalhar mecanicamente alcançando uma fibra de boa qualidade e do modo econômico. 

Assim foram sendo fabricadas aqui em Pernambuco as máquinas usadas nas usinas de caroá. A produção das usinas instaladas no sertão de Pernambuco seriam consumidas pela fábrica de fiação e tecelagem e cordoaria foi inaugurada em Setembro de 1935 em Caruaru. Aurélio foi prefeito de Custódia entre de 10.10.1933 à 23.02.1935, faleceu no Recife no dia 11 de Novembro de 1972.

O irmão Mário de Vasconcelos (engenheiro agrônomo) veio do sul do país (Rio de Janeiro) no ano de 1934, ficando responsável também pela performance não só pela Usina de São Gonçalo, como as outras instaladas em Maravilha, São Caetano, Samambaia no Município de Custódia e outras em São João dos Campos e Santa Maria.

Não deve ser esquecido que este trabalho era seguido da implantação de estradas, como Comunicação Via Rádio e por fim, transporte aéreo (Avião PPTIB STINSON). Foi o primeiro avião a pousar no município de Custódia. Padre Duarte saudou o industrial e lhe fez um original pedido, usando o prefixo do seu avião - PPTIB: "Padre Pede Torre Igreja Breve", no que foi generosamente atendido. 


Por Dr. Silvio Vasconcelos (irmão)

3 comentários:

  1. Amigos.
    Desta história depreende-se que a mesma não fala na participação econômica e financeira dos órgãos governamentais nos diversos empreendimentos fundados e tocados por este industrial.
    Isto tem nome chama-se EMPREENDEDORISMO.
    Diferentemente dos nossos atuais industriaisi.Até para abrir uma simples padaria o governo tem que entrar com a grana,muitas vezes a fundo perdido.
    Fernando Florencioo
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. Aconteceu apenas uma falha na postagem: naõ cita a autoria do trabalho.

    J.Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse avião pousou em minha cidade em 1962 tenha a filmagem. Aparece o Prefixo é o piloto.

      Excluir