20 maio, 2014

[Folha de PE 19/05/2014] O industrial dos pirulitos

Empreendedor abriu empresa em nome de terceiro porque ainda tinha 17 anos


Hugo Gonçalves Lima conta que a empresa já passou por dificuldades econômicas por causa da seca

Pirulito. Todo mundo tem que começar a vida de algum jeito. O sertanejo, que sonhava em ser industrial e admirava Antônio Ermírio de Moraes, iniciou a vida “profissional” vendendo pirulitos nas ruas de Sertânia, município do Sertão de Pernambuco. Disciplinado já aos 14 anos, todo o apurado do dia era gasto com a matéria-prima para a produção do dia seguinte. Passou alguns anos nessa rotina até que chegou para os pais dizendo que queria abandonar os estudos para ganhar o próprio sustento. O rapaz estava determinado. Terminou o ensino médio e, com a ajuda financeira e a ideia do pai, montou uma fábrica de doces, em1962, em nome de outra pessoa, porque aos 17 anos não tinha idade suficiente para abrir um negócio formal. Começou aproveitando a safra de goiaba da região e vendendo o doce da fruta em vários formatos. Depois veio a banana, o mamão, a jaca. Alguns anos de seca, outros de chuva em excesso. Tempos de perdas e de vitórias. Tudo na vida de Gerson Gonçalves de Lima parecia ser erguido em cima de extremos.

Saiu de uma vida humilde para uma de fartura; do anonimato para ser um dos empresários mais conhecidos da região; da luta de um homem só para mudar a vida de centenas de pessoas. Mas algo sempre permaneceu estável em sua vida: a determinação para o trabalho. Em1997, quando a indústria de Alimentos Tambaú já funcionava em Custódia, cidade vizinha à Sertânia, uma enchente assustou os moradores, trouxe muita destruição e deixou todo o maquinário da fábrica debaixo d’água. A empresa ficava às margens do rio. Quando o proprietário chegou e viu aquele desastre não se abateu, nem lamento o infortúnio. Homem de fé inabalável, “se pegou como Deus de Moisés”, como costumava dizer, e começou a construir tudo de novo. Em vez de entregar os pontos, a coragem de Gerson cresceu coma ocasião. Costumava falar que depois de se reerguer, tudo parecia chegar mais facilmente.

Quando as águas baixaram, a fábrica mudou de endereço. Foi para o prédio onde funcionava o hotel que pertencia à família, que mudou de lugar por causa das obras da BR-232. O hotel passou a operar às margens da rodovia para atrair os visitantes. A Tambaú ocupa o antigo local até hoje. É um dos pontos de referência da cidade. A empresa foi crescendo e comprando as casas vizinhas. Boa parte da vida do município gira em torno da fábrica, que emprega 400 pessoas e produz 93 itens.

Banana e outras frutas são principais matérias-primas

Gerson sempre viveu para a empresa. Diariamente se antecipava ao sol, colocava a roupa e ia para a fábrica. Gostava de ver o movimento começando, os trabalhadores chegando, as máquinas girando. Sete e meia da manhã, voltava para casa para tomar café. Comia e corria novamente para o negócio. Ficava por lá o dia inteiro. A noite, a diversão era jogar gamão e damas com os amigos, mas tinha poucos momentos de lazer. Seu vício era o trabalho. Em um Carnaval, a direção da empresa resolveu parar por quatro dias e dar folga aos funcionários, mas o dono não tirou o olho do gado. A sua folia era no escritório. Mesmo coma insistência da família, não quis viajar para aproveitar a folga.

Uma herança que atravessa gerações

Hugo Lima, que toca a empresa juntos com irmãos, gosta de falar do pai. Parece até um menino grande quando recorda as peripécias do velho. Relata tudo com orgulho e diversão. Foi criado dentro da fábrica. Conta que, assim como acontece com todo negócio, a fábrica passou por dificuldades enormes com os diversos planos econômicos que, volta e meia, sacudiam a vida financeira dos brasileiros. “Lembro da inflação de 90% na época do Governo de Sarney. A gente ficava louco, mas meu pai não se abalava. Acreditava muito no que fazia”, relembra. Em 1993, o negócio viveu um momento difícil. A seca assolou a região e acabou com a safra de goiaba. Não se via uma fruta nas árvores. Para não demitir os funcionários, Gerson deu folga coletivas remuneradas a boa parte deles e, dois meses depois, quando os tomates começaram a brotar, chamou todos de volta para começar a produzir a linha de atomatados que hoje responde por boa parte da produção da Tambaú.

“Era um líder nato. Muito Respeitado pelos funcionários e até pelos concorrentes”, garante Hugo. Além do trabalho árduo, uma qualidade que Gerson respeitava era o empreendedorismo. Ele trazia essa característica na alma e sentia prazer em ver isso nos seus empregados. Quando alguém batia na porta do seu escritório para dizê-lo que iria sair da empresa para montar o próprio negócio, o dono não só dava conselhos sobre gestão como ajudava os novos patrões financeiramente. O mesmo tratamento era dado aos concorrentes. Quem quisesse visitar a fábrica para aprender sobre o setor era recebido de portas abertas.

Nos anos 1980, o sonho de muitos funcionários era ter uma bicicleta. Esse também era um desejo de consumo de Gerson quando jovem. Ela alugava a magrela para impressionar as namoradas. Mas não tinha dinheiro suficiente para comprar uma. “Como ele não conseguiu realizar esse sonhou, trazia de São Paulo as bicicletas para os empregados da fábrica e pagava metade do valor do produto. Era um orgulho grande para ele poder proporcionar esse prazer aos funcionários”. O filho conviveu com o pai na empresa durante 10 anos. Em 2000, Gerson faleceu com 63 anos, dois anos depois de ter perdido a filha caçula para o câncer. Mas sua marca está em todos os cantos da fábrica. Das fotografias do escritório ao modelo de gestão adotado. “Aprendi muito com meu pai. Não sou como gerir uma empresa, mas também como ser uma pessoa de caráter”.

Produção - Hoje a Tambaú produz três mil toneladas de alimentos por mês e atende todo o mercado Nordestino e parte do Norte. O próximo passo, que deve ser executado nos próximos cinco anos, é abrir uma unidade em Goiás.

Fonte Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário