31 março, 2023

[Traços Biográficos dos Prefeitos] José Esdras de Freitas Góis "Zé do Povo" [2001-2004]


Foto: Acervo familiar.

 

José Esdras de Freitas Góis, custodiense, filho do comerciante Domingo Alves de Góis e da Professora Antônia Pires de Freitas, mais conhecida como Dondon.

A frente da administração local, no quadriênio 2001 a 2004, desenvolve ações na área de educação, com ampliação de escolas e construção da quadra poliesportiva nas escolas Anfilófio Feitosa(bairro do Cruzeiro) e Manoel Rodrigues(Vila da Cohab). Implanta o curso superior de pedagogia e o Laboratório de Informática no Colégio Municipal Ernesto Queiroz

Na saúde, desenvolve o Programa Saúde da Família (PSF), a Saúde Bucal e Farmácia Básica, faz o controle de Chagas e constrói casas populares.

Nas ações sociais, implanta no Recife a Casa de Apoio e, em Custódia, os projetos Sentinela, Sopão e a distribuição de leite com as comunidades carentes.

Na agricultura, implanta o sistema de abastecimento de água em comunidades rurais, faz perfuração de poços tubulares, providencia a distribuição de sementes selecionadas e a recuperação de estradas vicinais e do Parque de Exposições.

Na zona urbana, recupera o calçamento e o matadouro público e amplia a área de esgotos e a rede de distribuição de água.

Maria Antonia - Dondon abre a escola de Jardim de infância Mundo Encantado e, como voluntária, supervisiona creches que atende a mais de 450 crianças.


(*) Publicado Originalmente no Livro Custódia Relicário do Sertão, de Sevy Oliveira(2008).

11 comentários:

  1. José Esdras viveu para Custódia, fez a viagem que todos nós faremos, mas onde estiver Custódia é a Sua Referência!

    ResponderExcluir
  2. Jesus que o receba de braços abertos na sua nova casa...

    ResponderExcluir
  3. Descanse em paz José Esdras, Deus conforte o coração de sua família e amigos 😢😢

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo dé...sem dúvida receberás louros divinos pela tua presteza e simplicidade aqui na terra...

    ResponderExcluir
  5. Deus o tenha na sua infinita misericórdia. Luz e paz ao seu espírito. Aqui uma excelente pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Minha lembrança de Zé Esdras remonta à década de 50, quando ele despachava e fazia trôcos na antiga Casa Goes, lado do armarinho. Garoto esperto. Final sofrido para todos aqueles que lhe quiseram bem.
    Fernando Florencio - Ilheus\Ba.

    ResponderExcluir