16 janeiro, 2013

Ator Babu Santana confirma participação em Cristo da Paixão III

BABU SANTANA

                                Confirmado para O Cristo da Paixão, ano III. Seu personagem será SATANÁS. 

O ator Alexandre da Silva Santana, conhecido por Babu Santana, nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1979. Por vezes, também é creditado como Alexandre Santana. 

O apelido, Babu, já lhe causou muitos problemas. Na adolescência, foi até motivo de suspensão no colégio, de tanto que o diminutivo de babuíno o incomodava. Mas hoje Babu Santana é um dos nomes mais badalados do cinema brasileiro. Incorporado pelo ator Alexandre da Silva Santana, ele aparece, só em 2007, em créditos de três filmes diferentes. 

Foi no Morro do Vidigal que Babu Santana começou a atuar profissionalmente. O menino que desde os 12 anos fazia peças no colégio bateu à porta do "Nós do Morro" aos 17, pelas mãos da tia Zezé Silva, uma das diretoras do grupo teatral. Seis meses depois, Babu Santana substituía um ator em "Abalou – Musical Funk", sua primeira peça profissional. 

Pelo mesmo grupo "Nós do Morro", Babu Santana atuou nas peças "Colagem", "Noites do Vidigal", "Burro sem Sabo" e "Sonho de uma Noite de Verão".

Babu Santana estreou no cinema participando de dois curtas-metragens de 2001 e 2002. No seu primeiro longa-metragem, de 2002, Babu Santana foi premiado como melhor ator coadjuvante no segundo festival de cinema de Varginha com a personagem "Roque" do filme "Uma Onda no Ar".

O ano de 2007 foi a consagração do ator que, em 11 anos de carreira profissional, acumulou 32 filmes, oito peças e várias participações em televisão no currículo. Babu Santana apareceu em um dos curtas que integram "O Estado do Mundo" e em dois longas da Première Brasil: "Estômago" e "Maré, Nossa História de Amor", de Lucia Murat. Nos dois últimos, representa bandidos, como é de praxe na sua carreira. 

O estereótipo não incomoda, garante. Pelo contrário, só aumenta o seu desafio como ator. "Eu procuro humanizar cada personagem. Se fizer 10 bandidos diferentes, para mim já está valendo", diz. 

O ator engordou 10 quilos para interpretar bandido nos dois longas que participaram do Festival do Rio de 2007. Babu Santana interpretou dois tipões bem diferentes. Em "Estômago", ele é Bujiu, um bandido que é líder da cela que ocupa na cadeia, o chamado "xerife". O ator teve de engordar 10 quilos para viver o traficante, que vê no personagem do ator João Miguel um anjo da guarda. 

Por seu trabalho no filme "Estômago", Babu Santana recebeu o prêmio Oscarito de melhor ator coadjuvante e o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio de 2007.

Já em "Maré", o traficante ganha pinceladas diferentes. Dudu, o personagem de Babu Santana, é irmão do protagonista Johnata, que vive um amor impossível com uma menina ligada à facção rival da Favela da Maré, no Rio. "Ele tem um amor doentio por esse irmão, que é tudo aquilo que ele queria ser", resume o ator. 

No filme "O Estado do Mundo", Babu Santana interpreta um pescador. O filme reúne o trabalho de seis diretores e o ator está no curta "Germano", de Vicente Ferraz, que aborda as conseqüências da poluição para a pesca. O filme foi rodada nas orlas de Ipanema e Leblon, nas Ilhas Cagarras e na Baía de Guanabara, no Rio. 

Para montar o personagem, Babu buscou inspiração em um pescador que é seu vizinho no Morro do Vidigal, onde mora até hoje, com a mulher e dois filhos. 

Na televisão, Babu Santana fez participações em "Malhação" (como feirante e assaltante), "Linha direta" (Caso "Betim" e caso "Bangu"), "Sabor da Paixão" (como Arrombador), "Carga pesada" (como Assaltante), "A Grande Família" (como Bêbado), "Da Cor do Pecado" (como Homem mau encarado) e "Cidade dos homens" (como Birão).

É no grupo "Nós do Morro" que o ator também se prepara para planos futuros: vai fazer um curso de técnicas de cinema, já que pretende dedicar-se também à direção e à preparação de atores. 

Babu Santana também integrou o elenco de apoio da novela "Duas caras", de Aguinaldo Silva. 

Em 2007, Babu Santana esteve em cartaz no teatro com 'Minutos Atrás' .

Babu Santana, em 2008, esteve no espetáculo musical "Machado a 3 X 4", com o grupo "Nós do Morro". A peça é uma forma de lembrar a passagem, em 2008, do centenário de morte de Machado de Assis, e também, dos 12 anos da apresentação, em 1996, de "Machadiando – Três Histórias de Machado que Assis", espetáculo que marcou uma nova fase na história do grupo e que inaugurou o Teatro do Vidigal.

Babu Santana, em 2009, faz pequenas participações na novela "Caminho das Índias", da Rede Globo, interpretando um dos esquizofrênicos da clínica psiquiátrica do Dr. Castanho, interpretado por Stênio Garcia. No mesmo ano, filma o curta-metragem "Predileção", dirigido pelo ator Márcio Garcia.

Em 2010, o ator faz uma participação na novela "Viver Vida" da Rede Globo. No mesmo ano, Babu participa do seriado "Força Tarefa".

No ano seguinte, Babu Santana está no longa metragem "Família Vende Tudo".

Fontes: Sites Adoro Cinema Brasileiro, Ego, Filme Estômago; Site Guilhermina Guinle.


Trabalhos Na TV

2012 - As Brasileiras - Edmundo
2011 - O Astro - Jaé
2011 - Tapas & Beijos - assaltante do ônibus
2010 - As Cariocas - vendedor do Maracanã
2010 - Viver a Vida - Coisa Ruim
2010 - Força-Tarefa - Cabo Amaury
2009 - Caminho das Índias - paciente da clínica do Dr. Castanho
2008 - Casos e Acasos - Célio
2008 - Guerra e Paz - traficante de armas
2008 - Faça sua História - Boca Vedo
2008 - Casos e Acasos - Ozênio
2008 - Beleza Pura - Carniça
2008 - Duas Caras - Montanha
2007 - Os Amadores - Assaltante
2006 - Pé na Jaca - Óbvio
2006 - A Grande Família - Bêbado
2006 - Cidade dos Homens - Birão
2005 - Prova de Amor - Tá ligado
2005 - A Diarista - Bil/Wilson
2004 - A Grande Família - Soldado
2004 - Da Cor do Pecado - Homem Mal encarado
2003 - Carga Pesada - Assaltante
2003 - Sabor da Paixão - Arrombador
2001 - Malhação - Zé

No Cinema

2009 - Os Normais 2 - A Noite mais Maluca de Todas - Policial no hospital
2008 - Meu Nome Não é Johnny - Military Officer
2008 - Maré - Nossa História de Amor - Dudu
2007 - Estômago - Bujiú
2007 - Cidade dos Homens - Chefe do Morro do Careca
2006 - Batismo de Sangue - Carcereiro do DOPS
2006 - Cobrador: In God We Trust - Pastor
2006 - Memórias da Chibata - Alemão
2005 - Achados e Perdidos - Leão
2004 - Redentor - Júnior
2004 - Quase Dois Irmãos - Pingão
2004 - Ratoeira - Raimundão
2003 - O Homem do Ano
2003 - As Alegres Comadres - Pistola
2002 - Uma Onda No Ar - Roque
2002 - Cidade de Deus - Grande

Curta-metragens

2010 - O senhor é o Meu Pastor - Jorjão
2006 - Memórias da Chibata - 35mm
2004 - Ratoeira
2003 - Nevasca Tropical
2002 - Na Idade da Imagem ou Projeção
2001 - Um Jeito Brasileiro de Ser Português


Nenhum comentário:

Postar um comentário