04 outubro, 2020

Remanescentes de Quilombos: Distrito de Quitimbu e Arredores.


As denominações quilombos, mocambros, terra de preto, comunidades remanescentes de quilombos, comunidades negra rurais são expressões que designam grupos sociais afro-descentes.

O Decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003, em seu artigo 2º, considera-os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra.

O Município de Custódia tem 17 comunidades reconhecidas, em sua maioria situadas no Distrito de Quitimbu. 

Inicialmente, em 2005, foram reconhecidas duas: Cachoeira e São José. 

As demais tiveram seu reconhecimento no ano de 2007: Buenos Aires, Sítio Açudinho, Sítio Lajedo, Sítio Riacho do Meio, Sítio Serra da Torre, Lagoinha, Sítio Grotão, Sítio Carvalho e Sítio Cachoeira da Onça.  Demais comunidades:

Arara
Buenos Aires
Cachoeira
Caldeirão
Carvalho
Grotão
Lagoinha
Lajedo
Riacho do Meio
São José
Serra da Torre
Sitio Acudinho
Sitio Cachoeira da Onça
Sitio Carvalho
Sitio da Torre
Sitio Grotão
Sitio Lajedo
Sitio Riacho do Meio

Na parte cultural musical, tem o Samba de Coco Quilombo Cachoeira da Onça e Banda de Pífano Cultura do Meu Saber Quilombo Buenos Aires.


Em 2015,  o governador do Estado de Pernambuco assinaram um decreto que transforma a Escola Estadual Alzira Tenório do Amaral em Escola de Referência em Ensino Médio (EREM). 

A unidade de ensino quilombola é a primeira do Brasil a funcionar como escola em tempo integral. A unidade fica localizada na comunidade quilombola de Buenos Aires, no Município de Custódia, Sertão do Moxotó e beneficia aproximadamente 500 estudantes.

A nova EREM conta com estrutura de 12 salas de aula, diretoria, secretaria, coordenação, arquivo, almoxarifado, laboratórios de Ciências e Informática, auditório com camarim e depósito, biblioteca, sanitários, sala dos professores, grêmio, sala de Educação Física, refeitório, cozinha, despensa, depósito e quadra poliesportiva.

Na ocasião, foi lançado o 1º plano estadual de Promoção da Igualdade Racial em Pernambuco, a posse dos membros do Fórum Gestor de Promoção da Igualdade Racial, a criação do Grupo de Trabalho para construção do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), a criação da Medalha Solano Trindade, honraria que será concedida a cinco personalidades engajadas na causa e o decreto que garantirá a Caminhada de Terreiros como evento de abertura oficial do Mês da Consciência Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário