12 outubro, 2020

Saiba quem foi a custodiense indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2005

 


Foto: G1 PE


Maria Vanete Almeida, nasceu no sitio Cachoeira em Custódia, atuou pela inserção feminina no meio Sindical durante a década de 80, iniciando o processo de organização de mulheres no sertão do estado. Inspirou o livro "Ser Mulher num Mundo de Homens", de Cornélia Parisius. Presidiu o Centro de Educação Comunitária Rural, no município de Serra Talhada e integrou o Conselho Nacional de Políticas  para Mulheres de 1996 a 2003.

A partir de 1996, tornou-se coordenadora internacional da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, que ajudou a fundar. Foi também assessora da Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco.

Vanete ganhou o Prêmio Claudia em 2002 e o Prêmio Trip Transformadores em 2009.

Sua indicação coletiva ao Prêmio Nobel da Paz em 2005, foi por integrar 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo.  Pode ser conferida no livro Brasileiras Guerreiras da Paz, que trás a biografia das 52 mulheres do País indicadas ao prêmio Nobel. Publicado pela Editora Contexto, 

Faleceu em 9 de setembro de 2012 no Hospital Albert Sabin, em Recife. 

5 comentários:

  1. Queria saber mais sobre essa firuga e sinto muitíssimo por não poder conhecê-la pessoalmente.

    ResponderExcluir
  2. A FETAGRO tem em seu rool de postulantes a luta da paz, Ela Maria Vanete, mesmo como indicação sem louros,vale por se fazer a disseminação da cultura da paz em um ambiente conflituoso que são os campos agricultáveis do nosso sertão, a Ela devemos a honra de ter iniciado com mulheres campesinas sertanejas a mudança do que se enraíza como sendo marca do orgulho sertanejo que é a luta armada em defesa da terra que se encontra devolutas ou mesmo sem o devido uso. A bandeira da paz tem sua marca e Custódia deve iniciar com os ensinamentos de Maria Vanete a nova faze de aculturamento da paz.

    ResponderExcluir
  3. Orgulho Custodiense, ela deixou seu nome escrito na história.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos de pessoas assim na nossa histórias, uma Custodiense que deixa seu nome na história.

    ResponderExcluir
  5. Um ser humano especial muita Gratidão 😭

    ResponderExcluir