25 outubro, 2020

Cinquentenário de Custódia em matéria no Diário de Pernambuco (1978)


Fotos: Diário de Pernambuco

(*) Matéria publicada no Diário de Pernambuco, de 24 de Setembro de 1978.
Todos os Direitos Reservados

Com uma programação que se estendeu de 1º a 11º de Setembro, a Prefeitura Municipal de Custódia festejou com inúmeras atrações o Cinquentenário de emancipação política do município, que até 11 de Setembro de 1928 figurava como Distrito pertencente a cidade de Lagoa de Baixo, hoje intitulada Sertânia. O município conta atualmente com 40 mil habitantes, sendo mais de 9 mil residentes na sede.

A produção baseia-se no plantio de milho, feijão e algodão. Embora enfrentando os problemas naturais do seu crescimento inusitado, Custódia estruturou-se devida no setor da pecuária com excelente criação de bovinos, destacando-se entre outros o empresário e fazendeiro Armando da Fonte, dono do maior rebanho daquela localidade.

O progresso do município deve-se também (a excelente administração do atual prefeito Luiz Epaminondas Filho, que, recebendo o devido apoio da Câmara Municipal, tem procurado na medida do possível proporcionar melhores condições de vida à população de Custódia.



MOTOCAS E I FÓRMULA JEGUE

O ponto alto dos festejos do Cinquentenário de Custódia, foi sem dúvida o desfile de mais de 80 motoqueiros pelas principais ruas da cidade, uma promoção da concessionária “Honda” – Armando da Fonte Comércio S/A – Afonte, e da II Corrida de Fórmula Jegue”, inédita maratona que mostra a coragem e habilidade dos vaqueiros daquelas redondezas, promoção que contou com o apoio da concessionária Mercedez Bens “Norasa”, que a exemplo de “Afonte” fez distribuir bonés e camisas com o público.

A chegada dos 80 motoqueiros à cidade de Custódia conduzidos pelo empresário Toinho da Fonte foi algo de monumental, atraindo mais da metade da população do município as principais ruas, culminando com uma concentração na Praça Padre Leão, onde uma Banda da Polícia Militar de Caruaru tocava músicas folclóricas. Houve ensaios de frevo e de samba, graças à colaboração do governador Moura Cavalcanti, que conseguiu a participação da Banda.

A festa prosseguiu por toda a tarde do sábado, tendo os motoqueiros promovidos desfile pelas ruas da cidade. Já no encerramento dos festejos, o Prefeito Luiz Epaminondas Filho fez uma saudação aos visitantes dizendo que “o povo de Custódia sentia-se orgulhoso em receber as presenças de figuras ilustres da sociedade pernambucana aos festejos da cinquentenária Custódia, município que afirma-se pelo esforço e trabalho do seu povo e que está devidamente integrado ao processo de desenvolvimento da região, com um risonho futuro e um presente cheio de trabalho e confiança”.

Em seguida o empresário Armando da Fonte enalteceu a administração do prefeito Epaminondas afirmando que se orgulhava de colaborar para o crescente progresso de Custódia e que a vinda dos motoqueiros “Honda” representava acima de tudo um esforço muito grande dos jovens recifenses que cobriram o percurso superior a 800km, ida e volta, para prestigiar a grande festa do Cinquentenário de Custódia”.

Outra atração do Cinquentenário de Custódia foi a celebração de uma missa campal oficiada pelo bispo Francisco de Floresta, reunindo mais de 5 mil pessoas dedicado ao “Dia do Vaqueiro”. Ao evento compareceu o empresário Marinaldo Almeida, diretor da NORASA; os deputados da arena João Falcão Ferraz e Argemiro Ferreira; empresário Hélio Meira Lins; industrial René Soares (Bandeiras Pneus); engenheiro Wilson Cavalcanti de Brito, integrante do projeto Sertanejo e Irrigado de Custódia (sua esposa Maria de Lourdes; socióloga e membro da Assistência Social). Entrega de títulos a algumas personalidades pela Câmara Municipal também foi outra parte do programa do Cinquentenário de Custódia. Assim é que o secretário de Transportes, Luiz Siqueira, e os srs. Natalicio Vieira (DNOCS) e Otacilio José Rodrigues, comerciante, receberam títulos de “Cidadão de Custódia’. Outra foi a do empresário Plínio da Cunha Cavalcanti.

Dessa maneira, as concessionárias NORASA e AFONTE colaboraram diretamente para o sucesso dos festejos do “Cinquentenário de Custódia” e para a empolgação do povo progressista município. O publico compareceu em massa a promoção, desde o hasteamento das bandeiras, no Edifício da Municipalidade. Representações dos educandários locais, com um atleta conduzindo a Pira, encerraram as comemorações que constaram de um magnífico Baile do Cinquentenário, no CLRC 

(*) Leia também relato de José Melo sobre o Cinquentenário de Custódia, acessando o link: 

http://custodia-pe.blogspot.com/2013/12/cinquentenario-de-custodia-autor-jose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário