EDUCAÇÃO
Alunos de 143 municípios pernambucanos apresentam nível de leitura e escrita mais avançado que o previsto
Mais crianças alfabetizadas
Mais crianças das redes municipais de Pernambuco estão alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Ano passado, das 184 cidades do Estado, quase a metade (91) estava no nível considerado desejável. Com as ações do Programa Criança Alfabetizada, promovido pelo governo estadual, o cenário um ano depois é melhor: já são 143 municípios nesse patamar de aprendizado. Na prática, significa que esses estudantes estão alfabetizados e com desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita mais avançado que o previsto para o ano de escolaridade.
Os primeiros resultados do programa, lançado em junho de 2019, foram divulgados ontem pela Secretaria de Educação de Pernambuco. A iniciativa atinge 3.800 escolas municipais, 330 mil alunos e 23 mil professores que lecionam em turmas da educação infantil e dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Houve a premiação das três cidades que mais se destacaram e das três escolas com melhores resultados.
O primeiro lugar entre os municípios ficou com Iguaraci, no Sertão.
Na segunda posição está Machados, no Agreste, seguido de Brejinho, no Sertão.
Entre as unidades de ensino, a que mais se destacou foi a Escola Municipal José Benício Filho, da cidade de Panelas, única a receber nota 10.
Secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado e coordenadora do programa, Ana Selva destacou o compromisso que envolveu todos os prefeitos de Pernambuco para melhorar os índices de alfabetização. “Houve um grande movimento voltado para alfabetizar nossas crianças.
“Produzimos material pedagógico, investimentos em formações e no acompanhamento das ações”, ressaltou. “Nossa evasão é zero. Se um aluno falta, vamos atrás saber porque não está indo pra escola.
Investimos em leitura e em projetos que vão além do currículo regular”, diz a diretora do colégio de Panelas, Maria Ednilza Rodrigues.
A Escola José Benício Filho fina na zona rural, no distrito de Vila das Cruzes. Tem 306 alunos e 22 professores.
A Escola Janaina Mércia Freire Silva, de Custódia, também fica na área zural, no distrito de Quitimbu. “Conhecemos todos os nossos estudantes e suas famílias. Isso ajuda muito no processo de aprendizagem”, conta a gestora, Marisa Gonçalves.
As 50 melhores escolas ganharão R$ 50 mil. As 50 que ficaram com os resultados mais baixos também receberão uma ajuda de custo, no valor de R$ 40 mil.
“Haverá a troca de experiências
entre as escolas com melhores e menores resultados”, destacou o secretário
estadual de Educação, Fred Amancio.
Fonte: Jornal do Commércio, 01 de Outubro de 2020. Ano 102. Número 275
Parabéns aos professores e toda equipe desta escola . Resultado maravilhoso, orgulho Custodiense.👏👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns aos mestres, que com muito amor, carinho, e meritocracia conseguiriam esse resultado.
ResponderExcluir