30 outubro, 2020

Quem foi General Joaquim Ignácio?

 



O Arquivo Joaquim Ignacio Baptista Cardoso contém documentos que o avô paterno de Fernando Henrique Cardoso acumulou desde o início de sua trajetória militar, em fins do século XIX, até pouco antes de morrer, em 1924. Embora com lacunas, o conjunto reflete sua participação em importantes eventos da história brasileira, bem como as relações que, a despeito da itinerância imposta por sua longa carreira no Exército brasileiro, manteve com os familiares.


Documentos textuais

Telegramas, cartas, relatórios, ofícios e notícias são alguns dos tipos documentais que compõem o arquivo, abarcando, em sua grande maioria, o período em que o titular exerceu diversas funções na estrutura administrativa do Exército. Totalizando cerca de 1.400 documentos, destacam-se aqueles produzidos e acumulados na década de 1890, quando, entre outras atividades, Joaquim Ignacio Cardoso atuou como ajudante-de-ordens do presidente Floriano Peixoto. Além da rotina, a documentação produzida e acumulada durante o exercício de suas funções evoca alguns dos principais episódios da chamada República Velha, a exemplo da Revolta da Armada (1893-1894) e da Revolução Federalista (1893-1895).

Documentos Fotográficos

O conjunto fotográfico do Arquivo reúne 48 imagens, a maior parte formada por retratos nas várias fases de sua vida militar, como tenente, capitão, major, coronel, general e marechal. Há também reportagens fotográficas nas quais o titular figura como personagem de momentos marcantes, como no retrato em que aparece com Sebastião Bandeira, ambos alferes, junto ao major Sólon Ribeiro, grupo que levou à família imperial brasileira a intimação para sair do país, em novembro de 1889.


6 comentários:

  1. Parabéns ao Blog de Custódia. O seu criador Paulo Peterson por nos trazer conhecimentos do nosso Grupo Escolar General Joaquim Inácio que assim era denominado, nos anos 60. Ele foi um grande personagem General Joaquim Inácio. Lucia Góis. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber!

    Parabéns, Paulo Joaquim, por tão valiosa informação!

    Esse Blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Paulo, essa publicação é muito importante para alunos que estudam na escola general Joaquim Inácio, eueeesabiaumpouco dessa história , estudei no N

    ResponderExcluir
  4. Me orgulho de ter sido alfabetizada nesta Escola dos anos 60 a 70 tempo que havia respeito entre as ppessoas...

    ResponderExcluir
  5. Porque o grupo Escolar General Joaquim Inácio e também se não me falha memória em tem rua Floriano Peixoto

    ResponderExcluir
  6. * Custódia tem Rua Floriano Peixoto?

    ResponderExcluir