02 outubro, 2020

Igreja de Santa Rita - Quitimbu

 



A Igreja está situada no principal núcleo urbano de Quitimbu, distrito de Custódia, que se destaca por abrigar diversos remanescentes de Quilombo. 

Conta-se que sonhando com a liberdade os quilombolas fizeram uma promessa à Santa Rita, compraram uma imagem da Santa e a esconderam em uma pequena gruta na Serra do Leitão.

Anos depois a trouxeram para Quitimbu e com a permissão da proprietária das terras, a Srª Felisbela, a colocaram no altar-mor da igreja que teve sua construção iniciada em 1822.

Edificada em alvenaria de tijolo, tem a fachada principal quadrangular, com frontispício triangular, e no centro deste, uma pequena torre sineira (estilo gótico) encimada por uma cruz de madeira. De cada lado das extremidades pequeno pináculo. Possui uma porta de acesso e duas janelas à altura do coro. Conserva ainda o beiral de dois lances de telha.

Seu interior é de nave única e as janelas altas lembram seteiras. Possui dois altares laterais um com a imagem do Sagrado Coração e outra com Nossa Senhora do Rosário. Na capela-mor três nichos com a imagem de Santa Rita, ao centro. ladeada por São Francisco e Nossa Senhora de Fátima.


As missas acontecem a cada primeira sexta-feira do Mês, as 15h.

Santa Rita é festejada no mês de maio; Nossa Senhora do Rosário em dezembro, coincidindo com os festejos do Natal; São Francisco é reverenciado em outubro.

Localização: Rua Francisco Domingos Resende de Melo, S/N, Distrito de Quitimbu.

Fonte: Empetur

Nenhum comentário:

Postar um comentário