14 outubro, 2020

Sindrome de Down - por Silmara Feitosa



O nascimento de uma criança com Síndrome de Down pode provocar diversas reações como: rejeição, tristeza, desespero dentre outras.


Ser pai ou mãe  de uma criança com Síndrome de Down  requer além de responsabilidade, muito amor e respeito à vida, uma vida aparentemente muito limitada a principio.

Uma alteração ou um erro genético causado pela própria natureza, fazendo com que essa criança Down tenha uma aparência singular, sem dúvidas caracteriza um atraso  no desenvolvimento das funções motoras e mentais. O médico inglês Jonh Langdon Down iniciou os estudos sobre essa alteração genética, porém o diagnóstico somente foi estabelecido em 1959 através do cientista francês Jerome Lejeune ao estudar os cromossomos de nove pessoas com Síndrome verificou que ao invés de terem 46 cromossomos pôr célula agrupado em 23 pares, tinha 47. Um a mais no par de número 21, com essa descoberta, o que inicio foi chamado de mongolismo, passou a receber a denominação de Síndrome de Down ou Trissomia do 21, algumas características notória apresentada neste caso são: hipotonia muscular  - bebê molinho, mão pequena e dedos curtos olhos “amendoados”  orelhas pequenas e língua protusa. Alguns sinais podem atenuar ou acentuar com o tempo.

Perguntas freqüentes, tem como prevenir? Não. Como já foi dito é um acidente genético.

Um indivíduo Down é capaz sim de realizar diversas atividades sozinho, é fundamental uma intervenção precoce para que aconteça o desenvolvimento através dos estímulos recebidos dentro das potencialidades que cada um apresenta.

(não faça para seu filho, faça com ele, não fale por seu filho estimule-o a falar). ELE É CAPAZ, ACREDITE!


Texto publicado no site RECANTO DAS LETRAS

Silmara Cristina Feitosa é o seu nome, gosta de ler, escrever, estudar, olhar as estrelas, admirar as flores, ouvir músicas do Roberto Carlos, contar histórias engraçadas e sorrir com seus filhos. Adora refletir para se auto avaliar. É coordenadora, pedagoga, psicopedagoga, porém antes de tudo educadora. Trabalha com crianças chamada “Normais”, tem o privilégio de aprender com pessoas com D.M.(deficiêncimental), educação especial. Abomina todas as formas de preconceitos, defende a oportunidade e igualdade em todos os aspectos necessários ao ser humano, acredita que somos mutáveis e ilimitados. Somos filhos de Deus. Acredita que ter conhecimento e não transformar, não é inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário