22 outubro, 2020

Documentário filmado em Custódia de 1972


Fernando Monteiro é escritor, crítico de arte e cineasta. Nascido no Recife (1949), é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco e estudou Cinema no Centro Sperimentale de Cinematografia, em Roma (Itália), de 1969 a 1971.


Sua atividade profissional de cineasta se desenvolveu entre 1972 (ano em que realizou seu primeiro filme, Visão Apocalíptica do Radinho de Pilha (curta metragem filmado em Custódia), indicado para representar o Brasil, na categoria de documentário de curta-metragem, no Festival Internacional de Guadalajara, MÉXICO) e 1995, com um total de 15 filmes por ele produzidos e dirigidos, alguns dos quais (Filme de Percussão Mercado Adentro, Saideira) também escolhidos para representar oficialmente o país em festivais internacionais como os de Berlim e Varsóvia. 

VISÃO APOCALÍPTICA DO RADINHO DE PILHA
Categorias – Curta-metragem / Sonoro / Não ficção

Material original
35mm, COR, 11min, 302m, 24q

Data e local de produção - Ano: 1972 País: BR Estado: PE

Sinopse
“… sobre a penetração do rádio-transistor, da revista de grande tiragem e das modernas rodovias, como agentes de modificação de costumes e choque cultural nas comunidades sertanejas.” (Guia de Filmes, 42)

… mostra a presença transformadora do transistor no sertão do Nordeste e as implicações sociais do fenômeno.” (ACPJ/CCM)

Gênero – Documentário
Termos descritores – Telecomunicação; Comportamento social; Nordeste
Descritores secundários – Rádio; Comunicação de massa.

Termos geográficos Custódia – PE; Pesqueira – PE; Buique – PE

Produção – Companhia(s) produtora(s): Battaglin Produções Cinematográficas
Produção: Monteiro, Fernando; Pimentel, José
Direção de produção: Martins, Lenildo; Feitosa, Tairone

Argumento/roteiro - Monteiro, Fernando
Direção: Monteiro, Fernando
Direção de fotografia: Diniz, Vito
Câmera: Diniz, Vito
Som: Murakani, Mario
Montagem: Oliveira, Manoel
Montagem de som: Murakani, Mario
Título da música: É proibido trazer rádio de pilha para a igreja
Música de: Vila Nova, Sebastião
Intérprete(s): Quinteto Violado
Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros, Guia de Filmes, 42, F Curto/CRRS, ACPJ/CCM.
Fontes consultadas: INC/CESD e Embrafilme/FI

Observações:
F Curto/CRRS informa que os direitos de copiagem foram adquiridos pelo Departamento do Filme Educativo do INC – Instituto Nacional de Cinema. Guia de Filmes informa que o curta foi selecionado pelo Festival Brasileiro de Curta Metragem, 2 do Jornal do Brasil e escolhido pelo INC – Instituto Nacional de Cinema para representar o Brasil no Festival de Curta Metragem de Guadalajara, 1972, México. 

A mesma fonte menciona que o filme faz parte do acervo das escolas de Comunicação e Sociologia de Pernambuco e da Paraíba. E que, além ser o único filme realizado em condições profissionais, desde 1968, em Recife, o mesmo foi resultado de seis meses de pesquisas em várias cidades do interior pernambucano, como Custódia, Pesqueira e Buique, documenta a chamada revolução do transistor, através do método de observação social – e do comportamento – retomando as linhas mestras do documentarismo inglês.

O diretor Fernando Monteiro é o autor do Projeto Cinematográfico de Pesquisa Sociológica, Antropológica e de Comunicação Social, do qual VISÃO APOCALÍPTICA DO RADINHO DE PILHA é o primeiro filme.

Noticias sobre o tema:

No próximo ano os evangélicos de várias vertentes filmarão uma trilogia mostrando suas ações no Brasil. Eles contrataram o diretor e cineasta Fernando Monteiro (produtor e diretor do documentário “Visão Apocalíptica do Radinho de Pilha”), que está fazendo adaptação do roteiro para o cinema. Dez atores globais, incluindo Milton Gonçalves e Solange Couto, já foram contratados. A trilogia será filmada em 35 mm e contará a saga de cada uma das igrejas no Brasil. As locações começaram a ser feitas utilizando locais de Pernambuco e São Paulo. Tudo indica que em 2010, pelo menos o primeiro filme, sobre a Assembléia de Deus, esteja nas telonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário