03 outubro, 2020

José Antunes de Oliveira - DNOCS de Custódia

 

 antunesirrigacao6@gmail.com

José Antunes de Oliveira, Engenheiro Agrônomo, formado na UFRPE, tem curso de Pós Graduação em Engenharia de Irrigação. Família Antunes, descendentes de portugueses, que vieram para o Brasil em 1570, com Mendes Sá, se instalaram na Bahia, depois compraram o município de Patos-PB, depois fundaram a cidade de Santa Cruz.

Chegou ao nosso município em 1975, assumindo a chefia de explotação. Depois se tornou Gerente do DNOCS.

Não era muito comum projeto de Irrigação nesta época em Custódia. Em Custódia realizou um trabalho segundo ele muito interessante. Considera o trabalho realizado aqui diferente, por conseguir com que houvesse interesse da população pelos produtos exclusivos da irrigação realizada no perímetro irrigado do DNOCS. 

Diante do interesse da população, inaugurou um ponto de venda no centro da cidade, esse acontecimento teve um grande destaque em todo Estado de Pernambuco, devido ao interesse da população na participação pelo desenvolvimento do município neste projeto do DNOCS. 

Entre 1981 a 1984 coordenou um Projeto onde existiam 55 mil pessoas no sertão pernambucano em situação de emergência entre homens e mulher, projeto este que já estava em funcionamento. Em seguida foi transferido para São Gonçalo-PB.

Na pesquisa realizada em São Gonçalo, levou muitas experiências realizadas no DNOCS em Custódia.

Durante reunião com amigos da sociedade de Custódia, em sua residência no Perímetro Irrigado, ofereceu uma Peixada, aos convidados. Porém antes, aconteceu um fato bem inusitado. Um sobrinho passando férias em sua casa pegou uns peixes comprados pelo tio para servir de almoço aos convidados, ao invés de entregar a tia para serem oferecidos no almoço, simplesmente jogou-os dentro de uma grande piscina (uma das primeiras da cidade). 

Após inúmeras tentativas de retira-los para serem servidos no almoço, foi o jeito pedir a um funcionário do DNOCS para retirar o cardume de tilápia e assim o almoço terminou em Jantar. 



Seu amigo, Pedro Pereira Sobrinho, além de amigo, era compadre, aproveitando a oportunidade para distrair diante do atraso da peixada,soltou a seguinte frase: 

“Companheiro Zé Antunes, cadê o peixe encomendado? Pois se não tiver, traga pelo menos uma lata de sardinha”.

Seu circulo social era grande, e quando Djalma Bezerra era prefeito, em 1983, uma pessoa muito organizada e dedicada. Que gostava de manter a cidade limpa e organizada. Durante uma reunião na Prefeitura, foi solicitado um Projeto de Arborização e Jardinagem para a Praça Padre Leão. Que chamasse a atenção. 

Propôs então ao Prefeito uma viagem a cidade de Garanhuns, e de lá trouxe um técnico em jardinagem e paisagismo. O Projeto foi apresentado ao Prefeito, Vereadores e demais lideranças políticas da época. 

Todos gostaram da apresentação, menos o prefeito Djalma Bezerra, que após a sua apresentação, usou seu português requintado, dirigindo-se a ele e disse: 

“Engenheiro este projeto só tem pau e cerca viva, eu quero é Fulô, entendeu, Fulô?”



Recorda de muitas amizades que teve durante seu período a frente do DNOCS. Entre eles Marcos Amaral (Gerente do BB), Luizito Epaminondas, Dona Joany Epaminondas, Pedro Pereira e Lena Pereira. 

Tem muito orgulho de ter recebido Título de Cidadão Custodiense, indicação de Antônio Rafael, na época vereador. 

Hoje tem pouco contato com Custódia, mas não perdeu o controle emocional, tem muitas recordações, entre elas, ter conhecido o sanfoneiro Flávio José, Ivanildo do Sax d Ouro, a Orquestra Oara, Orquestra Oasis,Assissão, e o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, esse no Hotel e Restaurante Macambira, do então empresário Gerson Gonçalves de Lima.

Na parte política, recorda o governo de Marco Maciel e de Roberto Magalhães, devido ao contato que havia com o município. Sempre era atendido em suas solicitações ao perímetro de irrigação. Seus projetos atendia realmente as necessidades da população.

Lamenta que o DNOCS perdeu a sua caminhada na operação e manutenção dos Projetos. 

Em suas Palestras pelo país, fez críticas ao Governo da Paraíba na gestão 2011 até 2014.



Atualmente trabalha no Estado como consultor, na área de Transposição do São Francisco, com levantamento de solo. Também realiza zoneamento de solo da região da Paraíba. Exerceu durante 17 anos as funções de Assessor Especial e Gerente de Irrigação da Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba. Trabalhou na Empresa PROJETEC - Projetos Técnicos Ltda em 2004. 

Não se considera escritor, mas tem diversos livros lançados. Defendendo a sua terra São Gonçalo e também sobre Souza, Cidades dos seus pais. 


Mesmo aposentado, defende sua engenharia que é a agronomia. Não abre mão da Irrigação. Na sua opinião, o que falta não é água em nosso país, falta integração entre as Bacias do Norte com as Bacias do Nordeste. Para ele o aquífero chamado Guarani tem trilhões de metros cúbicos de água. Águas subterrâneas, faltando apenas interesse do Governo. Para uma região como a nossa, que produzimos alimentos para o povo, seria uma solução para colocar a comida na mesa de muita gente.

Depoimento enviado a Paulo Peterson.

4 comentários:

  1. Parabéns irmão Zezito , pela sua História de Vida, Fé e Amor ao Próximo, Meus Pais e Irmãos temos Muito Carinho por Você e toda sua Família, DEUS vos proteja e Guarde! Fraternal abraço Diácono IRAN Alves

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! . Obrigado amigo Iran pelo comentário e sua atenção. Abraços José Antunes de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. OLÁ CARO JOSÉ ANTUNES GOSTARIA DE ME COMUNICAR COM VC, SOU FIRMO JUSTINO NATURAL DE SOUZA

    ResponderExcluir
  4. Já trabalhei com Zezito, ser humano ímpar.

    ResponderExcluir