05 outubro, 2021

Benzedeiras - por Jussara Burgos

Ana de Brasa

Uma figura conhecida e muito solicitada pela população sertaneja é a da rezadeira ou benzedeira. A minha história de vida está ligada a essa mulheres, a começar pelo meu nome. Dizem que Helena era uma rainha, mãe do primeiro do primeiro imperador cristão, Constantino, o Grande. Ela sonhou com a cruz onde Jesus foi crucificado e também teve o merecimento de vê-lo. Ela se converteu para o catolicismo e fez vários atos de caridade, construiu vários templos e igrejas em Roma e na Terra Santa. Após sua morte, Helena foi canonizada e passou a fazer revelações através de sonhos aos seus devotos.

A custodiense Dona Luísa Pinto era devota se Santa Helena. Meu pai estava enamorado e pediu a dona Luísa para ver se ele seria feliz casando-se com minha mãe. Dias depois ele foi saber o resultado. Dona Luísa disse: Eu vi águas claras e campos verdes. Pode casar. Por esse motivo ele me chamou de Helena.

Nasci em 1953, naquele ano quem ganhou o concurso de Miss Brasil foi uma goiana que se chamava Jussara. Minha mãe gostou desse nome e assim ganhei o nome de Helena Jussara. Mas somente meu pai me chamava pelo primeiro nome. Hoje moro no Goiás e de vez em quando me perguntam de onde sou. Quando digo que sou nordestina causa estranheza nas pessoas e elas dizem esse nome é goiano. Existe até uma cidade que se chama Jussara aqui no Estado. Para minha alegria e resgatando a escolha do pai minha primeira neta também é Helena.

Na minha infância fui socorrida pela Pixô que morava na Rua da beira do rio. Disseram que uma arranha urinou no meu ouvido. Não acredito que tenha sido isso. Talvez a arranha tenha passado sobre mim, enquanto eu dormia e o pelo da mesma causou a irritação. Meu pai farmacêutico prático cuidou de mim sem sucesso. Quando ele percebeu que os medicamentos não estavam fazendo efeito me disse ir à casa de Pixô para ela rezar. Ela rezou varias vezes até eu ficar curada. Depois meu pai me deu dinheiro, fui a Casa Góis comprar um presente para Pixô. Rezadeira que se preza não recebe dinheiro pelas curas, nem reza depois que o sol se põe.

Era comum mãe levar suas crianças para benzer de quebranto ou mau olhado. Eu quando tive meu primeiro filho recebi uma visita. Meu menino dormia tranquilamente em seu berço. Quando a pessoa saiu de minha casa ele começou a vomitar. Levei - o à casa de uma benzedeira dos Afogados da Ingazeira que era minha vizinha e não deu outra, era quebranto. Não foi preciso levá-lo ao médico, a reza fez efeito.

Maria grande do Tenório tinha o poder de apagar incêndio com sua reza. Ana de Brasa e tantas outras benzedeiras prestaram favores à população, trazendo conforto espiritual e curas. Reconheço o poder da oração e valorizo quem tem o dom de benzer.
Se for do interesse de alguém, eis aqui a oração

Oração do Sonho de Santa Helena

Oh, minha Santa Helena dos Gentios, vós viste Cristo a favor do mar, vós fizeste uma cama debaixo de um pé de junco verde e nela deitou-se, e dormiu e sonhou que o vosso filho Constantino era Imperador em Roma.

Assim, pois, minha nobre senhora como o vosso sonho foi verdadeiro, vós mostrai-me em sonho.....(pergunta-se o que se quer saber).

Se isto tiver de acontecer, vós mostrai-me casa clara, igreja aberta, mesa bem ornada, campo verde e florido, luz acessa, água limpa e corrente ou roupa lavada. Se isto não tiver de acontecer, vós mostrai-me casa escura, igreja fechada, mesa desarrumada, campo seco, luz apagada, água turva ou roupa suja. 

Texto: Jussara Burgos

Um comentário:

  1. Excelente texto. Além de bem construido é muito esclarecedor e carrega parte da história do nosso lugar. Parabéns.

    ResponderExcluir