14 outubro, 2021

As bodegas de Custódia - Autor Paulo Peterson


Quem não recorda das bodegas, comércio bastante comum em qualquer cidade pequena. Ainda existem esse tipo de ponto comercio é verdade, diferente de outrora. Lembro das existentes em Custódia. Bodega do meu avô Adauto Pereira, na Bomba.; Bodega de Antônio Mata Verde, na Av. Inocêncio Lima; Bodega de Joventino Feitosa, na Praça Padre Leão eram as mais frequentadas por mim. 

O cenário destes tipos de comércio era formado basicamente por balcão de madeira com vidros na frente mostrando mercadoria na parte inferior. Na parte superior bandeja com copos de vidros. Uma quartinha com água. Papel de embrulho para pão crioulo. Bomboniere para a criançada consumir os brebotos. Uma balança para pesar açúcar, farinha, arroz ou milho. Depósito de sal grosso. Rolo de fumo.

Dia de feira ficavam lotadas com as pessoas que vinham da zona rural. Era comum um poste sempre em frente as bodegas, ficarem com vários cavalos amarrados enquanto os donos tomavam uma pinga. As esposas sempre traziam queijo, galinha e ovos para vender.

Hoje esse tipo de comércio quase não existe, deixando apenas boas recordações para aqueles que viveram essa época.

por Paulo Peterson

4 comentários:

  1. Sem palavras!!!! Quem semeia amor, sempre deixa saudade. Janio Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Boas recordações, faltou a bodega de Papai, Manoel Rodrigues da Silva, Esquina com a Escola General. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Nossa essa recordação foi lá no fundo do meu coração, me bateu uma nostalgia que saudades desse tempo

    ResponderExcluir
  4. Lembro muito da bodega de seu joventino pois ao lado ficava a alfaiataria do meu pai João conhecido por João alfaiate!

    ResponderExcluir