24 novembro, 2021

Dona Helena: A rezadeira do sertão do Moxotó que atrai gente de todo o Brasil à procura de bençãos, orações e proteção.


Crédito: Géssica Amorim/MZ Conteúdo

Publicado originalmente no site Marco Zero, texto de Géssica Amorim


Dona Helena Alves de Siqueira, 77, é uma das rezadeiras mais famosas do sertão do Moxotó. Moradora do povoado Mulungu, zona rural de Custódia, há mais de 50 anos, ela recebe em sua casa, todos os dias, pessoas que recorrem aos seus conhecimentos espirituais, buscando cura e proteção para o corpo e o espírito.

Segundo dona Helena, o seu dom foi revelado em sonho, quando ela completou 22 anos. “Eu vi uma luz muito forte onde eu estava dormindo com meus filhos. E nesse tempo, não tinha energia, não tinha iluminação. Eu pensei que o candeeiro tinha caído e queimado a casa. Uma mulher muito bonita apareceu em meu sonho e me disse que eu tinha esse dom. Que eu tinha a missão de receber em minha casa pelo menos seis pessoas para rezar, benzer. Eu não sei ler, mas, graças a Deus, sei passar a palavra”.

Os visitantes de dona Helena, que ela costuma chamar de “pacientes”, são fiéis. Fazem visitas frequentes e chegam de toda parte. O povoado Mulungu recebe pessoas de outras cidades, de outros estados e até de outras regiões. “ Vem gente de Recife, Serra Talhada, Juazeiro do Norte, de Minas Gerais e também São Paulo. Se eu for dizer a você o tanto de gente que frequenta aqui, você não vai acreditar ”, conta a rezadeira.

Essa não é primeira vez que visito a casa de orações de dona Helena. Quem primeiro me levou até lá foi o meu amigo e conterrâneo Augusto Moraes, jornalista de sensibilidade admirável. Desde a nossa última visita, muita coisa mudou. O local onde acontecem as reuniões, que, no início, era improvisado num pequeno quarto pegado à casa de dona Helena, foi reformado e ganhou mais espaço. As fotografias de fiéis que tomavam as paredes do antigo quartinho – agora todo pintado de branco – foram retiradas e guardadas.

Parece uma casa nova, onde, inclusive, dona Helena se prepara para encerrar a sua missão. Ela pretende passar o seu posto para José Mateus, um de seus 17 netos. Dos descendentes da rezadeira, ele é o único que, segundo ela, demonstra ter nascido com o mesmo dom. “Ela me descobriu quando eu tinha 12 anos. Eu via e escutava muitas coisas, quando era pequeno. Cansava de ver. Era vulto, voz. Sonhava com muitas coisas. A minha mãe dizia que era coisa da minha cabeça, até eu contar a vó Helena. Quando comecei a frequentar as reuniões, os guias espirituais dela me revelaram como o sucessor”, conta Mateus.


 


O neto José Mateus, de 17 anos, é o herdeiro espiritual de dona Helena.
Crédito: Géssica Amorim/MZ Conteúdo

Quando conversamos, Mateus estava se preparando para ir até Custódia, fazer a primeira prova do Enem deste ano. Ele quer ser psicólogo e deseja manter a casa de orações ativa mesmo depois de se formar. “Acredito que eu não poderei atender todos os dias, como minha vó atende, mas quero manter a casa aberta. E ela também vai continuar rezando de olhado, benzendo as pessoas. Só não vai poder mais fazer os trabalhos com os seus guias espirituais”.

Os guias espirituais a que Mateus se refere seriam os espíritos de duas das oito beatas que viviam em torno do padre Cícero Romão, Maria de Araújo e Joanna Tertulina de Jesus (a beata Mocinha), frequentemente citadas como testemunhas dos supostos milagres do padre do Juazeiro. Dona Helena “trabalhou” com a beata Maria Araújo durante 18 anos e, depois, seguiu com a beata Mocinha, com quem “trabalha” até hoje. Quanto aos guias espirituais de Mateus, que são outros, o rapaz diz que só poderá revelá-los quando assumir o lugar de sua avó.

Mateus não demonstra insegurança quando perguntado se está pronto para levar adiante a missão, o prestígio e a confiança que dona Helena conquistou. “Na verdade, eu não acho que estou pronto. Eu tenho certeza. Como a minha avó Helena sempre fala, eu nasci pronto pra isso. Eu também já não tenho escolha, tenho que estar preparado”.

Mesmo com o sol forte e as condições precárias das estradas de terra que dão acesso à casa da rezadeira, o seu espaço de oração nunca está vazio. Há mais de dez anos, o agricultor Manoel Oliveira, 58, morador de Rio da Barra, distrito do município de Sertânia, visita dona Helena com frequência. “Quem vem pra cá, tem que ter fé, mesmo. As estradas do jeito que estão, fica ruim pra passar carro baixo. Além da necessidade, tem que acreditar. Hoje eu vim do Rio da Barra trazendo o meu neto para fechar o corpo. Com dona Helena, tudo sempre dá certo”.

Dona Helena não cobra nenhum valor pelas consultas espirituais que oferece a quem lhe procura. Cada um retribui como quer ou como pode. “Nunca cobrei um centavo de ninguém. Já vi várias pessoas chegando aqui amarradas até com corrente de arado. Quem me deu a missão não me permite fazer isso e eu também não quero cobrar. Eu vivo pra ajudar as pessoas”.



Dona Helena preparou sua casa para “encerrar sua missão”.
Crédito: Géssica Amorim/MZ Conteúdo

 Todos os Direitos Reservados desta matéria ao Marco Zero, e a autora Géssica Amorim.

Matéria Publicada em: https://marcozero.org/a-rezadeira-do-sertao-do-moxoto-que-atrai-gente-de-todo-o-brasil-a-procura-de-bencaos-oracoes-e-protecao/

10 comentários:

  1. Mulher de muita fé e bondade Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Já tive o prazer de visitar a casa de Dona Helena. Não fui mais porque moro aqui na Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Eu tive o privilégio de conhecer essa mulher magnifica que Deus lhe conceda muitos anos aqui na terra

    ResponderExcluir
  4. Eu não aconheço mais algumas pessoas de caiçara município de custódia que é meu lugar,mais moro em Afogados da ingazeira muitos á conhece e sempre vão em busca de suas abençoandas bênção. Que Deus abençoe sua jornada Mateus

    ResponderExcluir
  5. Quem sabe um dia eu não possa também ir até você e sua avó para receber essa bênção de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Melhor eu mim sinto tão bem quando estou com vcs jesus abençoe senpre a senhora

    ResponderExcluir
  7. eu tive o privilégio de conhecer Dona Elena frequento sua casa desde 2009 acredito muito na suas orações saí curado graças a Deus e a senhora Elena

    ResponderExcluir