09 outubro, 2021

[Cinema] Documentário "Estou de Volta"


Trecho do vídeo “Eu vou de volta” de Cláudio Assis e Camilo Cavalcante. Duas viagens são realizadas simultaneamente em ônibus clandestino: a ida de Caruaru (a maior cidade do agreste pernambucano) até São Paulo e a volta de São Paulo a Caruaru. Os fluxos e refluxos desses passageiros migrantes refletem, em suma, as movimentações da vida, as pequenas vitórias e derrotas de cada um, além da vontade de que algo aconteça e mude o que está estagnado.


Faz parte da série Cinco sobre cinco, uma caixa de DVDs que reúne os documentários premiados no edital Rumos Cinema e Vídeo 2006-2007.

Sinopse:

Documentário sobre a migração dos habitantes da região nordestina para São Paulo e o regresso à sua terra de origem. Concomitantemente, são realizadas duas viagens em ônibus clandestinos: a ida de Caruaru (a maior cidade do agreste de Pernambuco) até São Paulo e a volta de São Paulo até Caruaru. Os fluxos e refluxos desses passageiros migrantes que, em suma, refletem os movimentos da vida, as pequenas vitórias e as derrotas de cada um deles, além do imenso desejo de que aconteça algo que altere aquilo que está estagnado.

Ficha Técnica:
Origem: Bra Ano: 2007 Duração: 54mins

Direção: Camilo Cavalcante e Cláudio Assis
Produção: Julia Moraes
Companhia Produtora: Instituto Itaú Cultural
Edição: Fernando Costery André Sampaio

Obs: O documentário do cineasta pernambucano Cláudio Assis, pode ser conferido através da TV Senado, na película, aparece vários passageiros naturais de Custódia que embarcaram rumo ao sul do país.

Disponível para empréstimo gratuito na midiateca da sede do Itaú Cultural em São Paulo ou em bibliotecas e instituições parceiras do Instituto. Mais informações: (11) 2168-1777

PS.: O motorista de um dos ônibus, é o custodiense Luizito, residente no bairro da Redenção, proprietário da Transgóis Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário