18 novembro, 2021

Biografia - Josias Leandro



Josias Leandro de Morais, nasceu na Vila de Maravilha, município de Custódia, em 24 de junho de 1927, filho de Manoel Leandro de Morais e Joana Nogueira de Menezes. Ficou orfão de pai e mãe aos 14 anos de idade, sendo o filho mais velho dos 7 irmãos, ficando responsável pelos mesmo. Foi tangerino de uma frota de dez burros que o pai deixou, transportando nos período de seca mercadorias como: milho, feijão e farinha, da cidade de Mata Grande – AL.

Transportou também casca de angico para a indústria do senhor José Estrela na cidade de Custódia, tudo isso na década de 1940. No ano de 1952, casou-se com Inácia Bezerra, com quem constituiu uma família de 8 filhos, sendo eles: Wiliamarques, Uilson, Ubiraci, Wellington, Uilza (in memorian), Uilma, Joaquim e Uelba. Em 1960 teve início a sua vida política candidatando-se ao cargo de vereador com o apoio de seu amigo Adauto Pereira de Souza, na época, político de grande influência em nosso município, sendo eleito com uma votação expressiva.

A partir daí foi eleito seis vezes consecutivas, elegendo ainda seus filhos Ubiraci e Uilson Leandro, que até hoje dá continuidade ao seu trabalho. No ano de 1985 submeteu-se a uma cirurgia na aorta, tendo êxito na mesma. Permaneceu na vila de Maravilha até o ano de 1995, mudando-se para a cidade de Custódia onde ficou até o seu falecimento em 02.02.1999.

Em justa homenagem a este grande cidadão custodiense, nobre representante do nosso povo, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do Vereador Cristiano Teixeira Dantas, que se transformou na Lei nº 826/2008 que denomina oficialmente de PRAÇA VEREADOR JOSIAS LEANDRO DE MORAIS, a praça construída na entrada principal da Vila Maravilha, município de Custódia-PE.

(*) Texto e foto extraído do Informativo da Câmara, edição nº 023, junho/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário