11 novembro, 2021

Missa do Vaqueiro 2001 e 2003 em Custódia-PE


Quando eu era criança, poucas coisas me faziam tão feliz em Custódia quanto a Missa do Vaqueiro. Filho de vaqueiro que sou, cresci entre a cidade e a roça. Ser filho de Manoel Paulino podia não significar muito para os mais antenados nas coisas da capital, no entanto, no meio dos vaqueiros, sempre logrei de certo prestígio. Grande vaqueiro que foi, meu pai aos poucos foi deixando de lado o gosto pelas festividades. Na verdade, ele nunca fora chegado à missa do vaqueiro. O bom nisso é que sempre sobrava um cavalo para algum amigo meu.

Coruja como era, minha mãe tratou de encomendar a gravação de minha primeira missa. Eu já havia participado de uma outra, mas era tão pequeno e inseguro que fui de garupa. Essa foi, de fato, a primeira missa em que montei sozinho. Março de 2001. Michel comigo. Lembro que os dois estávamos com medo do cavalo desgarrar porque o cavalo branco, que chamava “Novidade”, tinha fama de assombrado, era imprevisível, se espantava com qualquer coisa.

Que vaqueiro sou eu?

Material enviado por Maxsuel Siqueira, custodiense radicado no Rio de Janeiro, formado em Comunicação Social - Jornalismo na instituição de ensino Unimonte, Santos-SP.




A segunda missa que participei depois dessa foi em 2003. Entre uma e outra, foram dois anos de muita cela. Nesse período eu praticamente troquei a vida que eu tinha na cidade por aquela que julguei mais próxima de mim. Achei que jamais seria um bom vaqueiro, e faria jus ao nome de meu pai, se não realizasse essa mudança radicalmente. Mudei meus costumes, o jeito de falar, de vestir. A vida do vaqueiro me pegou de tal forma que cheguei a pedir à minha mãe para morar no sítio de vez e estudar na cidade à noite, como faziam os outros. Nessa fase, meu primo Thiago (de Val) teve grande importância. Mais novo que eu, porém mais maduro nas rédeas, me levou pra campear com ele na Lagoa do Mulungu, onde pastava o rebanho de ovelhas de Val e dos Bernardos. Thiago foi desde então, para mim, uma referência. Dali em diante, pouco tempo depois, ganhei de Tadeu Barros o primeiro terno de couro. Alegria só! O menino que havia chegado ao sítio como um matuto às avessas, sem saber sequer amarrar um burro na cerca, estava finalmente pronto para ser batizado, e se dizer vaqueiro. Foi assim que, mais seguro e dessa vez montando meu próprio cavalo, adquiri certo respeito e encarei a segunda missa levando comigo meu irmão Ricardo. Irmão, sim, sem nenhum exagero. Ricardo e eu formamos uma grande parceria nessa época. A família dele tinha terreno próximo ao meu e mesmo na cidade era difícil me ver em algum lugar em que ele não estivesse. É por isso que ele faz parte de todas as outras histórias que eu teria pra contar a partir daqui.


No meio disso tudo, a Missa de Vaqueiro era o grande momento de reencontro da gente. A grande reunião. É claro que também havia muita vaidade. Quem não se sentia dois dedos mais importante por desfilar num cavalo bem tratado a xote rasteiro pelas ruas de Custódia? Ricardo, Thiago e eu fazíamos parte do grupo que tentava manter as tradições, vestir terno de couro, levar a coisa a sério. Mas tinha também o grupo que se identificava muito mais com a Vaquejada do que com as Pegas de Boi. A diferença era cultural e de valores, mas na missa e no forró todo mundo brincava junto. Era bom encontrar os amigos, todos montados, se sentindo muito bem em seus cavalos. - “Vamo’ botar um prado?”, alguém provocava. Os mais ousados apostavam corrida, bebiam nos bares, paqueravam garotas... tudo isso fazia parte da festa e tão bom quanto a farra era a volta pra casa. À noitinha, saíamos em grupo rumo ao sítio. Durante o caminho, aquela coisa: papo, bebidas, toadas e... piadas, por que não? Depois era esperar o ano seguinte virar para se encontrar de novo. “Talvez eu volte, um dia eu volto”. De tudo, fica a memória, e uma parte dela em vídeo que agora vocês também podem ver.

Muito tempo longe, não tenho a menor ideia de como a coisa vem sendo feita. Gostaria de ver viva a tradição por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário