24 novembro, 2021

Abílio José Duarte e a Avenida Inocêncio Lima


Meu avô, Abílio José Duarte (quem abordei em uma pequena Biografia em postagens anteriores), morava na Zona Rural e mudou-se para a cidade. Ele, com a minha avó - Juvina Alves Duarte - e seus filhos, já residiram em diversas casas, de diversas ruas, mas sempre no atual Centro de Custódia. O caso do meu avô com a Avenida Inocêncio Lima começou quando a minha avó queria criar galinhas, porcos e ter um muro para plantar. Para isso, ele teria que se mudar de casa, já que a sua então casa não permitia espaço para isso. 

Na época, a Avenida Inocêncio Lima ainda não era calçada e muitos menos pavimentada: era um verdadeiro "tapete de terra". Mesmo depois de sua morte, em 1972, a Meu avô morou na atual casa de Chico Elizeu até 1940, já morou na Várzea (Avenida João Veríssimo) e ao lado da Igreja Matriz, mas foi lá, na Avenida Inocêncio Lima, na "Artéria Aorta" de Custódia, que o meu avô e toda a sua família se estabeleceram definitivamente. Na casa dele, a qual passei toda a minha infância, atualmente funciona o CREAS, que é de funcionamento da Prefeitura de Custódia.

Texto: Marlos Duarte (neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário