18 março, 2013

[Revista Pronews] TAMBAÚ, ESTA MARCA TEM SABOR


Com cerca de 60 produtos, Tambaú busca atender às necessidades do seu consumidor mantendo a qualidade e o sabor de um alimento saudável.

Fabiana Constantino

Fundada em 1962, mas existente desde a década de 40 quando se iniciou a produção dos doces de frutas tropicais de forma artesanal, na cidade de Custódia, interior de Pernambuco, a Tambaú Alimentos tem a receita do sucesso. A história da Tambaú, que foi assim batizada em homenagem à terra natal de seu fundador, teve início com o menino Gerson Gonçalves de Lima, de família humilde, que sonhava ser um grande industrial. Obstinação, empreendedorismo, garra e determinação tornaram o seu sonho em realidade.

Hoje, a Tambaú produz cerca de 60 produtos na linha dos atomatados, doces, condimentos e molhos para o food service; distribuídos para os estados do Norte, Nordeste e Sudeste do país. Com mais de 350 funcionários, se tornou a maior empregadora do Sertão do Moxotó, uma região sertaneja do semi-árido nordestino. De acordo com a coordenadora de marketing da Tambaú, Millena Medeiros, o monitoramento das plantações é constante no intuito de garantir o padrão de qualidade da empresa. “A preocupação com o suprimento de matéria-prima faz com que a Tambaú esteja sempre monitorando seus fornecedores, mantendo profissionais qualificados em suas plantações de frutas e tomates, apoiados sistematicamente por agrônomos designados pela empresa com o objetivo de examinar o seu plantio e seu manejo, como forma de garantir o padrão de qualidade Tambaú”, afirma. A própria empresa mantém no vale do São Francisco uma fazenda de 300 hectares para o plantio irrigado de goiaba vermelha, incentivando aquela região no agronegócio de fruticultura, tornando a empresa detentora de grande diferencial competitivo.

Milena Medeiros, coordenadora de marketing da Tambaú

Para melhor atender as necessidades dos seus clientes e parceiros, a empresa possui no Recife uma base onde funciona o departamento comercial e marketing. Com a fábrica localizada na cidade de Custódia, atualmente, a Tambaú conta com 35 representantes distribuídos pelas regiões que atua. “Estamos sempre buscando atender as necessidades do consumidor adaptando o mix de produtos de acordo com as demandas de mercado, mantendo sempre a qualidade e o sabor de um alimento saudável”, salienta Millena.

Campanhas de marketing - Sabe aquela história que propaganda é a alma do negócio? É nesse caminho que a Tambaú tem realizado investimentos na área de marketing. Dois tipos de comunicações diferentes são desenvolvidos: uma é voltada para o consumidor final, ou seja, veiculações em cadernos segmentados de gastronomia. A outra é a comunicação voltada para o trade, com parcerias em revistas do segmento supermercadista, sendo uma comunicação mais voltada para vendas, onde são apresentadas as vantagens de ter o produto Tambaú no estabelecimento. As ações no ponto de venda também são bastante utilizadas. “Os investimentos em ações no PDV, com fabricação de material promocional, tem gerado um recall maior para empresa. Não é a toa que em 2010, a Mostarda Tambaú foi premiada como a mostarda preferida no Norte e Nordeste, de acordo com a Pesquisa de Reconhecimento de Marcas, realizada pela Revista Supermercado Moderno. Esse resultado é fruto da qualidade do produto, sua boa apresentação no PDV e trabalho com merchandising”, afirma Millena.

Em termos de propaganda, desde 2009, a empresa vem focando estrategicamente em épocas de grande movimento no Nordeste como Páscoa, São João e Verão. Na Páscoa de 2010, fechou uma ação de PDV com uma grande rede de supermercado com foco em um produto muito utilizado nesta época, o Leite de Coco. Promotores fizeram divulgação com folder em semáforos estratégicos, próximo a rede de supermercado participante. O resultado foi positivo e o produto hoje está classificado como de altíssima qualidade. Relato de consumidores.

Ainda em 2010, no São João, uma parceria com a Rádio Liberdade, líder em Caruaru, deixou a Tambaú ainda mais presente na Capital do Forró. O jingle com um mote bem regional “Ôxente que sabor é esse?”, ficou na boca de quem passou no Alto do Moura (ponto turístico da cidade) e visitava o stand da Tambaú no Arraiá da Liberdade. Na Região Metropolitana do Recife, ônibus circularam reforçando que “Todo arraial ganha mais sabor com Tambaú”. As peças fizeram alusão á Copa, já que foi ano de Copa do Mundo. “A empresa teve um retorno fantástico em termos de visibilidade de marca”, declara Millena.

Em 2011, com o mote “Dê mais sabor ao seu Verão”, ônibus circulam na Região Metropolitana do Recife divulgando o mix de produtos Tambaú. “A mídia backbus e outbus foi escolhida novamente pelo marketing, junto com a MV2 Comunicação, por se tratar de uma mídia de alto impacto, visibilidade e que se movimenta durante todo o dia. Vê quem está no carro, dentro do ônibus, quem está na parada do ônibus e quem está atravessando a rua. Tem Tambaú para todos”, observa Millena. Para complementar a campanha de verão, anúncios foram veiculados em jornais e revista direcionada para o trade, além disso, folders contendo dicas de como se proteger no verão e com receitas vem sendo distribuídos nas lojas. Atrelado a isso, a Tambaú está com a campanha Compre e Ganhe. O consumidor ganha um Kit de Verão da Tambaú na compra de produtos da marca. A ideia é reforçar a marca na mente do consumidor e gerar venda no cliente. 

Crescimento – “Em 2010, lançamos o desafio ‘Tambaú esse ano vai ser 10’, e foi! Em 2011 queremos que ele seja 1000. A empresa pretende continuar investindo em ações de marketing e ações comerciais com os clientes”, afirma Millena.

No final do ano de 2010, a Tambaú investiu em logística, tecnologia da informação e maquinário. A empresa cresceu mais de 20% e esses investimentos resultarão em um aumento de 25% neste ano na capacidade de produção da fábrica. A atuação da Tambaú já é bem expressiva no Norte e Nordeste e a ideia é reforçar cada vez a marca na mente do consumidor. As ações e estratégias comerciais e de marketing irão auxiliar nesse objetivo. Outra preocupação é atender o consumidor com novidades de mercado, para isso, investimentos em lançamentos de novos produtos não deixarão de acontecer.

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