Texto publicado no Jornal Portal do Sertão, edição 85 março de 2009.
O mês de março de festa em Custódia, com a comemoração de sua tradicional e mais famosa festa, do Padroeiro São José, umas das mais conhecidas da região. Durante dez dias, a população participou de eventos religiosos e grandes shows. O tema da festa religiosa esse ano, foi “São José ajude-nos a contemplar nossa realidade, à luz da palavra de Deus”. A programação religiosa teve seu inicio no dia 8, com Missa e Procissão, culminando com encontro dos bairros da cidade, para a Matriz de São José, localizada na Praça Padre Leão, para a Missa da noite.
A Igreja foi bastante frequentada, principalmente, às 6h da manhã, quando se rezava o Oficio de São José. Vários temas foram abordados, nas missas matinais, tipo “Ódio gera violência”, “Construir a esperança através do amor e da Justiça e do serviço”, “A construção da cultura de paz, da planinha e do respeito possível” entre outros temas. As novenas da noite foram dedicadas as Escolas do município, Pastorais, Secretárias Municipais, Bancos, Órgãos Públicos Comércio em geral. Um dos lugares bastante frequentado todas as noites pelos fiéis, era a “barraca” da Igreja, como é conhecida, localizada ao lado da Matriz com bingos e pequenos shows.
A festa profana foi realizada na Avenida Inocêncio Lima, com um super palco, uma grande estrutura, digno de um grande evento. Esse ano, as atrações foram: Betão, Toca do Vale, Adilson Ramos, Medalha de Ouro, Banda Grafith, Edu & Marraial, Pagode, Arreio de Ouro e Sabor de Café. A criançada não foi esquecida, com o Parque de Diversões, Jogos, brinquedos e barracas com guloseimas. Para melhor organização, as barracas de lanches, ficaram na Rua Nemezio Rodrigues, deixando mais livre as barracas de bebidas na avenida, de fronte para o palco de shows.
Na noite de abertura dia 13, o cantor custodiense Betão agradou aos amantes do brega, fechando a primeira noite, a banda Toca do Vale fez um apresentação com o que te de melhor no forró atual, sem esquecer os antigos sucessos. No dia seguinte, um dos shows mais aguardados da cidade, o cantor carioca Adilson Ramos, fez a alegria da jovem guarda local, numa apresentação impressionante, pelo pique demonstrado por esse artista que esse ano comemora 49 anos de carreira, o grupo Medalha de Ouro em seguida, tocou até o dia amanhecer. No domingo (dia 15), a festança continuou com a banda Grafith, banda famosa pelo seu repertório. Os dias com mais público foram justamente os dois últimos, no dia 17 com a dupla Edu & Marraial, e encerrando a festa com Arreio de Ouro (gravando seu novo DVD) e o grupo Sabor de Café.
A organização do evento, procurou fazer uma programação temática, variando a escolha dos grupos e estilos. Dessa forma, tentar agradar à todos os estilos.
Por Paulo Peterson
Nenhum comentário:
Postar um comentário