25 março, 2013

Domingos de Ramos em Custódia





O Domingo de Ramos foi celebrado com duas procissões, uma que saiu da Vila do Ingá, às 03 horas da madrugada e outra que saiu de Quitimbu, encontrando-se as duas na Igreja da Redenção, onde o padre Roberto Luciano realizou uma curta celebração, para em seguida sair com a grande procissão até a quadra do Ernesto Queiroz onde foi celebrada a missa de Ramos, para uma grande quantidade de fieis.
 
Domingo de Ramos é uma festa cristã móvel, celebrada no domingo que antecede a páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus, mencionado nos quatro evangelhos canônicos. Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre em torno de uma semana antes de sua ressurreição.


De acordo com esses relatos, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos a sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. 

O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo essa tradição, um rei chegava montado em um cavalo quando queria a guerra e em um jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro.

Publicado: Blog Vereador Gilberto de Belchior


Nenhum comentário:

Postar um comentário