19 março, 2013

Escola Estadual Quilombola Alzira Tenório do Amaral


O canal de José Orlando do blog Custódia News disponibilizou imagens da Escola Estadual Quilombola Vereadora Alzira Tenório do Amaral no Buenos Aires em Custódia. 

Marcada por lutas e conquistas de um povo que tem na sua origem a essência de esperança, a comunidade Quilombola, localizada no sítio Buenos Aires, zona rural de Custódia, ganhou uma Escola de Referência com a extensão de Curso Técnico. A comunidade possui aproximadamente 200 famílias, em sua maioria, ascendentes de quilombolas que tem como atividade principal a agricultura.

Remanescente de quilombo, Buenos Aires é um pedaço vivo da história do Brasil. A escola foi conquistada através da Associação dos Produtores Quilombolas de Buenos Aires e Região, uma articulação das Comunidades Quilombolas do Sertão do Estado de Pernambuco, juntamente com a vereadora Iolanda de Alzira.

O educandário, conta com 12 salas, laboratório de Informática, auditório, refeitório, banheiros para deficientes e quadra esportiva. Serão beneficiadas cerca de 15 comunidades, entre elas Lajedo, Quitimbu, Cachoeira da Onça, São José, Umbuzeiro da telha, Mata Verde, Grotão, Lamarão e Queimada Nova.

Agora os moradores do distrito de Buenos Aires têm mais um motivo para comemorar. Dentro de poucos dias os as crianças, os jovens e os adultos do distrito poderão ter acesso a internet e se conectar com o mundo usando modernos equipamentos de informática com a acesso a internet banda larga.

Projeto de Lei Ordinária Nº 881/2012 (Enviada p/Publicação)
 
Ementa:
Denomina de Escola Estadual Vereadora Alzira Tenório do Amaral, a Unidade de Ensino localizada no Distrito Quilombola do município de Custódia, Sertão do Moxotó
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO


Art. 1º Fica denominada Escola Estadual Vereadora Alzira Tenório do Amaral, a Unidade Estadual de Ensino, obra em estágio final de construção, autorizada pelo Poder Executivo – Secretaria Estadual de Educação – no município de Custódia, Sertão do Moxotó.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

A cidadã Custodiense Alzira Tenório do Amaral nasceu em 2 de setembro de 1928, no Sítio Boa Viagem, área pertencente ao Distrito de Quitimbu, cercania do território Quilombola do município de Custódia, Sertão do Moxotó.

Filha legítima das agruras sertanejas, desde a tenra infância trabalhava na roça e sobrevivia da agricultura familiar, cultura de subsistência. Mulher de fibra casou-se com Possidônio Tenório de Melo. De tanto respirar política e de ser uma cidadã focada na assistência social daquela região tão carente, em 1976, foi à primeira vereadora mulher da Cidade de Custódia, exercendo de forma democrática quatro mandatos consecutivos onde conquistou o coração do povo custodiense e principalmente os dos mais necessitados. Mulher simples, honesta e humilde, como vereadora foi grande batalhadora por obras focadas na infraestrutura e educação da sociedade local, conseguindo a instalação de inúmeras escolas e ainda, a construção de seis barragens, sem esquecer as diversas outras obras que tiveram na sua voz, a defesa permanente pelo desenvolvimento social do povo sertanejo do Moxotó. Faleceu em 1993, e desde então, seus exemplos de nordestina lutadora, servem de farol para as novas gerações custodienses.

A obra encontra-se em estágio de conclusão, e foi objeto da O.S. 01/2011 – Contrato 183.2010 – 410472/2010, autorizada sua construção pelo Poder Executivo - Secretaria Estadual de Educação.

Solicito o valoroso apoio de meus pares na aprovação deste projeto em tela.

Sala das Reuniões, em 10 de abril de 2012.

Augusto César
Deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário