29 março, 2013

Com estilo e orçamentos variados, cidades sertanejas recebem várias versões da Paixão de Cristo



As cidades sertanejas recebem neste período várias versões da Paixão de Cristo. O número de atores, os cenários e a qualidade final dependem invariavelmente do apoio recebido para cada peça.

Em Custódia, a encenação acontece dias 30 e 31 de março. A peça O Cristo da Paixão tem direção geral de Humberto Guerra. Para esta terceira edição, o papel de Cristo será com Felipe Folgosi, a atriz Helga Nemeczyk interpretará Maria, Babu Santana como Satanás, Antônio Ysmael como Caifás e Ivan Martins como Judas.

Para este ano, a produção da peça, terá dois palcos cada um com 16 metros, em cada palco dois cenários com 8 metros. Como em anos anteriores, o palco principal será na Praça Padre Leão. A crucificação será na Praça Ernesto Queiroz. Segundo Humberto Guerra, diretor e coordenador geral da peça, mais uma vez o público local presenciará mais uma bela produção.

Esta tem sido a marca das produções deste custodiense, que tornou-se conhecido, após participar de seriados, filmes e novelas, como "Duas Caras" na TV Globo. Como em anos anteriores, vários atores locais participam da peça, vários destes, alunos de Humberto durante oficinas na Casa das Juventudes, quando foi um dos coordenadores.

Em Arcoverde, começou nesta quinta a primeira encenação do espetáculo Horizonte da Paixão, que completa 13 anos contando a história dos últimos dias de vida de Jesus Cristo pelas ruas de Arcoverde. A próxima encenação será no Sábado de Aleluia (30).

A encenação, itinerante e ao ar livre, começa no Pátio do Cecora e termina na Estação Ferroviária. Nas quinta e sexta-feiras, o espetáculo está marcado para as 20h, enquanto no sábado começa às 18h. O público pode acompanhar o percurso, de dois quilômetros e com cinco palcos, gratuitamente.

O texto coletivo é inspirado na Bíblia. Miro Carvalho, Romualdo Freitas e Claudiney Mendes são os três diretores do espetáculo, que tem 200 pessoas na equipe. Entre os atores, estão Djaelton Quirino, que faz Cristo há quatro anos; Valdeci Araújo, interpretando Maria; Fabiana Moraes, como Madalena; além de Diógenes Grande, no papel de Pilatos.


Em Afogados da Ingazeira, a encenação fica por conta de atores de teatro amador da cidade. A Paixão de Cristo na cidade é encenada a mais de 25 anos e conta com as dificuldades orçamentárias como pano de fundo. Os patrocinadores são cidadãos comuns, comerciantes, políticos e Prefeitura local. Mas o apoio não cobre os custos de uma produção mais requintada.

Assim, cenário e figurino acabam recebendo algumas adaptações e improvisações. “Falta muitas vezes quem nos indique como aprovar projetos para captar apoio”, reclama o secretário do grupo de teatro amador da cidade, Gerson Carvalho. Genival Cassiano (Jesus), Risolene Lima (Maria), Arthur Silva (Pilatos), estão no elenco. O espetáculo acontece às 20h desta Sexta Feira Santa. 

Apesar das dificuldades, não falta criatividade. Cenas como a crucificação de Cristo recebem um jogo de luz que fazem dela o auge da encenação.

(NILL JÚNIOR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário