27 março, 2013

Entrevista com Ivan Martins


Entrevista conduzida por Paulo Peterson no Hotel Macambira, dia 26/03/2013.


BCTQ – Ivan como começou sua carreira de ator?

Ivan Martins – Começou no Rio de Janeiro, onde moro, quando eu tinha 13 anos de idade, comecei no grupo teatro amadores. Em 1979 fui fazer a Escola de Teatro Martins Pena, ai a minha vida como artista mudou, pois comecei a ir para o lado profissional. E foi justamente na Escola Martins Pena, comecei a entrar em contato com os verdadeiros profissionais: Luis Mendonça, José Wilker e Denise Stocklos. Professores de canto que já trabalhavam como profissionais. Comecei assim e nunca mais parei. E já são nessa brincadeira 24 anos.

BCTQ – A carreira de ator foi profissionalizada em 1978.

Ivan – Em 1979 eu entrei na Escola de Teatro Martins Pena, me formei em 1984, foi ai que me profissionalizei. Em 1989 comecei a dá aula, paralelo a carreira de ator, e também não parei mais.

BCTQ – Qual foi seu primeiro papel na carreira em teatro?

Ivan – Meu papel mais importante no teatro foi Malcolm, filho do Rei Danka. Um espetáculo de William Shakespeare chamado Macbeth, dirigido pelo diretor Amir Haddad. Um dos maiores diretores do Rio de Janeiro.

BCTQ – E na  TV?

Ivan – Cobras e Lagartos (Rede Globo, 2006). Que eu tive a oportunidade de trabalhar com Mariana Ximenes. Por sinal ela mesma escolheu meu nome para o personagem, Ivan. Foi um grande personagem, foi maravilhoso.

BCTQ – De todos os papeis já realizados, qual foi o de grande destaque em sua carreira.

Ivan – MacBeth, esse é que as portas para minha carreira profissional.

BCTQ – Quem trabalhava nessa peça com você?

Ivan –  Ricardo Petraglia, que acabou de fazer Malhação; Claudia Borioni que fez parte do grupo musical As Frenéticas, faz muitas participações na Globo; Antonio Pedro, aquele baixinho (Bicalho na Escola do Professor Raimundo), Amir Haddad que mesmo diretor, foi meu Pai na peça. Anselmo Vasconcelos e Teci Calado, grandes atores.


BCTQ – Como começou amizade com Humberto Guerra.

Ivan – Olha foi uma situação, muito.... não foi comum. Eu produtor de elenco na extinga TV Manchete, nos anos 90, fiz a escala de elenco de: Xica da Silva, Mandacaru, Brida. E o Walter Avancini, um dos maiores diretores de televisão faleceu, e no enterro dele, nós todos estávamos lá, quando um motorista da Manchete, veio nos procurar dizendo que um rapaz estava querendo falar comigo, que havia vindo de Pernambuco. E ai fui conversar com Humberto, ele segurava uma mala de couro, recém chegado ao Rio de Janeiro, querendo a vida de ator, e que a única pessoa que indicaram a ele fui eu. Pedi para ele me procurar no outro dia, onde eu tinha um curso de teatro, no Rio de Janeiro, no Catete. Num lugar chamado Espaço Cultural Correia Lima. É lá que formo meus atores e a minha companhia. E o Humberto ganhou uma bolsa de estudos. Trabalhou comigo durante cinco anos, ele foi de tudo lá. Além de ator. Uma garra, uma força e uma vontade muito grande. E assim nossa amizade começou. Depois de cinco anos ele se formou e me comunicou que estava retornando para sua terra natal, onde tinha pretensões de criar algo por aqui. E veio. Ficamos sem nos ver e sem se falar durante um bom tempo. Um belo dia o telefone tocou ano passado. Era ele, reconheci quando me chamou de “Mestre”. Perguntei onde ele estava, e ele bem radiante “To em Custódia, na minha terra, não falei para você que retornaria? Pois agora estou trabalhando com cultura aqui. To lhe convidando para fazer O Cristo da Paixão Ano II”. Respondi “Você conseguiu rapaz?” E ele mais alegre ainda “Consegui”. E assim vim ano passado e fiz o espetáculo e vi de perto força desse menino aqui na cidade. A garra desse garoto, eu fiquei impressionado. Depois a ficha caiu e eu falei para mim mesmo “Não tenho que me impressionar, ele já era em meu curso assim, ralador, varria, lavava. Tudo para justificar aquela bolsa de estudos que ele ganhou”. Esse ano ele me ligou novamente dizendo que vou iria fazer o papel de Judas Iscariot. Perguntei se ele não tava brincando. E ai lá no Rio de Janeiro, comecei a juntar muito material sobre o papel. Pesquisei muito sobre Judas. Tudo mesmo. Esse personagem é muito sério. E ai eu dou de cara com Humberto aqui, fazendo coisas da cultura nessa cidade, que eu espero de coração, que a Prefeitura Municipal, reconheça isso, espero que Dr. Luiz Carlos (prefeito) e o Pedro Idelfonso (Secretario de Governo), e a própria Elayne Melo, que hoje é Secretaria de Cultura, que por sinal faria a personagem da Helga Nemeczick (Mãe de Jesus), que poderá um dia vir a fazer este papel, faça por esses projetos que o Humberto apresenta, um apoio financeiro, abraçando de verdade, porque o Humberto não tá de brincadeira. E assim o Humberto entrou na minha vida, no enterro do meu diretor. E hoje ta sendo o meu patrão aqui. Ele é o meu patrão. Olha como a vida gira.

BCTQ – O que você notou ano passado quando fez o personagem Anais, veio para Pernambuco preocupado com o que ia achar em termos dos atores locais e da produção em si?

Ivan – Olha se eu não conhecesse o Humberto, eu poderia ter esses pensamentos. Como eu convivi com ele no Rio de Janeiro quando ele foi meu aluno, depois que se formou fez um personagem profissional que eu dirigi, conhecendo ele, eu não fiquei inseguro. Eu fiquei foi curioso, eu nunca tinha vindo a Custódia. E não sabia o que ele tava fazendo como agitador cultural. Só nesse sentido. Quando eu cheguei, por ser amigo dele, e ele ter me apresentado a todo o elenco, a ficha técnica e produção. Fui tão bem tratado aqui, tão acarinhado pelas pessoas, notei que todos estavam a fim de fazer. Claro eles precisam de muito trabalho, técnicas teatrais, para se tornarem grandes atores, mas a vontade deles, em fazer é que me impressionou. E a maneira que eles me receberam, foi com tanto respeito e carinho, que falei para o Humberto que ele tinha tanta gente de idades e gerações diferentes, que ele poderia fazer um trabalho fantástico aqui. Fiquei assim.... Graças a Deus esse garoto conseguiu. Eu to muito impressionado, e muito mais esse ano pelo que to vendo, houve um salto de qualidade imenso. Desde cenário, figurino, música, até o próprio texto, quem assistiu ano passado, e for esse ano, não vai assistir ao mesmo espetáculo. Pode ter certeza absoluta disso. Muito mais bonito, mais bem produzido. Tecnologicamente vai ser de babar. Por isso eu digo não ta de longe desse evento se tornará maior do que ele é, que vai trazer tanta gente para Custódia que a cidade vai entrar no calendário turístico do estado na Semana Santa.

BCTQ – O que você pode adiantar para os leitores do Blog Custódia Terra Querida sobre o espetáculo desse ano? Palco e cenários.

Ivan – Posso sim, falar para você, sem entrar em detalhes que eu não sou fofoqueiro.    Figurinos deslumbrantes, mais próximos da realidade da época. Adereços muito bem preparados, porque agora temos um rapaz chamado João Tiago, Antônio e o Tiago Catotinha. Eles estão fazendo trabalho de adereço de babar. Olha rapaz o público vai ficar impressionado, é cada taça e cada jarro. De uma maneira que sinceramente, parece como a produção usada no Rio de Janeiro. Esse ano contará com excelente artistas plásticos, claro que vai ser uma coisa linda. A iluminação melhorou 100%. Tudo do ano passado serviu como referência para esse ano, o que não funcionou ano passado vai funcionar, o que precisou ser trocado, foi trocado. Você vai ver um cenário emocionante e claro outros atores. Outro Jesus, com o ator Felipe Folgosi,. O Judas eu que interpretarei. O diabo será o Babu Santana, que é um excelente ator de cinema do Rio de Janeiro. A Helga Nemeczyk será Maria, canta magnificamente, e eu tenho orgulho, tanto ela e o Humberto terem sido alunos meus há 10 anos, quando eu tiver em cena com eles, podem ter certeza que eu vou me emocionar. Vou chorar por isso. Vocês todos vão assistir a emoção de um trabalho rico.

BCTQ – O que atores principais comentaram com você sobre a participação no Cristo da Paixão Ano III.

Ivan – Olha para todos nós atores do Rio de Janeiro, a gente conhece a interpretação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Então muitos atores amigos nossos, já fizeram apresentações lá. Como eles que nunca fizeram acharam isso tão bonito. Falaram “essa é uma experiência que nunca tivemos trabalhar num espetáculo religioso, me lembra Jerusalém”. Disse para ele “Não lembra, é parecido com Jerusalém, no sentido da história de Jesus”. Para um currículo de um ator é muito importante. Eles estão muito excitados em fazer esse espetáculo e conhecer o sertão Pernambuco, que eles não conhecem. Falei para eles no Rio, não pensem que vão encontrar um sertão que está acostumado a ver em filmes.  Não é nada disso. Pode se preparar que Custódia está no sertão, não é o que vocês vêem e ouvem no Rio. É uma cidade com uns 35 mil habitantes. Que tem todo um avanço de uma cidade, não vai entrar no mato como as pessoas dizem. Uma cidade administrada muito bem. Vocês vão ver coisas maravilhosas e serão muito bem recebidos como eu fui. Não se preocupem quanto a isso.


BCTQ – Qual é a mensagem que você para as pessoas que trabalhar com cultura e arte num país que ainda dá pouco valor para isso.

Ivan – Pela minha vivência, pelo cara que começou a fazer teatro com 13 anos de idade, e aos 21 anos os amigos debochavam dizendo que isso não dava dinheiro. Me chamavam de maluco. Não é uma profissão valorizada. Tempo que você trabalha com isso.  Eu poderia ter desistido como muitos amigos desistiram. Porque quando você não tem incentivo naquilo que você quer. Se você não tem uma determinação e uma Fé, você certamente vai desistir. Porque as pessoas pensam muito em dinheiro, elas se tornam extremamente infelizes. Eu tenho amigos no Rio de Janeiro que tem belos apartamentos, bons carros, um bom emprego, mas quando sentam com a gente num barzinho e bebem cerveja começam a chorar, a se lamentar, e eu não quis ser infeliz. Então é o que eu digo para as pessoas, é o que realmente você quer, é de coração, então batalha, porque não vai ser fácil. Agora estude. Estude muito mesmo. Tenha sempre um livro na mão. Se dedique muito. Não vá para o seu curso de teatro achando que é um recreio, fique em casa então. Quando chega lá sugue seu professor de teatro, o máximo que você puder. E tenha Fé, porque em qualquer profissão nessa vida a gente tem barreiras. E várias.

BCTQ – Ivan muito obrigado pelo bate papo, faça um convite à todos para a peça no seu terceiro ano;

Ivan – Eu Ivan Martins, serei Judas Iscarioat nessa montagem, quero convidar todos leitores do Blog Custódia Terra Querida, dia 30 e 31 de março às 20h na Praça Padre Leão a peça O CRISTO DA PAIXÃO ANO III. E quem veio ano passado, por favor esquece, é uma outra montagem, São outros atores, um outro texto, mais emocionante, mais bonito, mais maduro,  que vai tocar você no seu coração. Não se esqueça disso. É o seu programa de final de semana da Semana Santa. Cristo da Paixão Ano III em Custódia. Um abraço e obrigado pelo convite para esta entrevista.

3 comentários:

  1. Esse homem é muito especial na minha vida, graças às aulas de Teatro com ele,meu filho hoje é um grande homem ❤️

    ResponderExcluir
  2. meus filhos tiveram aulas com eles,estou feliz pelo resultado

    ResponderExcluir
  3. hoje ele ainda da aulas no espaço arte mae na rua pedro americo 6 catete tel.994289037

    ResponderExcluir