25 março, 2013

Paulo Peterson: entrevista para Blog Juventude de Custódia

Fui convidado por Vinicius Leitte do Blog Juventude de Custódia para uma entrevista falando sobre o Blog Custódia Terra Querida, confiram abaixo as perguntas feitas.



Juventude de Custódia: De quem foi a ideia de criar o Blog Custódia?

Paulo Peterson: A ideia surgiu quando ensinava no Laboratório de Informática do Colégio Municipal Ernesto Queiroz em 2006. Fui Formador Mediador Local no projeto TO NO MUNDO da TELEMAR com a Escola do Futuro. Percebi em uma aula de desenho no Paint, que os alunos não sabiam que na bandeira da cidade existia um Ostensório na parte de cima, muitos até hoje acreditam ser um SOL. Naquele momento percebi que muitos não conheciam a história da cidade. O segundo momento foi após a realização do I Encontro de Custodienses em 2006 na cidade. Conheci vários custodienses, histórias e livros de autoria dos mesmos com a história da cidade. Como já dominava naquela época a ferramenta Blog, resolvi criar um, postando nele apenas assuntos históricos locais.

Juventude de Custódia: O que fez você ser um dos maiores Blogueiros do Sertão?

Paulo Peterson: Primeiro quero agradecer pelo convite de ser entrevistado pelo seu blog Juventude de Custódia. Bem, na verdade não me considero o maior blogueiro do sertão. Na verdade não almejo títulos, acho que tudo é consequência do trabalho quando ele é realizado com seriedade e compromisso. Venho há 6 anos tentando de alguma forma deixar as pessoas de nossa cidade cada vez mais conhecedoras de sua história. Neste tempo várias pessoas colaboraram e continuam colaborando. A melhor recompensa é receber agradecimentos pelas ruas, pelo Blog ter de alguma forma auxiliado alunos e pessoas em trabalhos de escola e faculdades. Esse é o melhor prêmio.

Juventude de Custódia: Qual o segredo do sucesso?

Paulo Peterson: Não existe segredo para o sucesso. Existe esforço e muito trabalho, o resto acontece e é conseqüência do que você almejou.

Juventude de Custódia: O que é o Blog Custódia para você?

Paulo Peterson: Um filho, com quem tenho que conviver todos os dias, tenho que cuidar diariamente (atualização), preciso educá-lo(moderar assuntos e comentários), preciso alimentá-lo(escolher bem postagens). Levo-o a sério todos os dias, procurando sempre através dele levar à todos informações e conhecimento de forma útil.

Juventude de Custódia: Quais são os maiores colaboradores do blog?

Paulo Peterson: Em termos de colaboração, temos José Melo, Fernando Florêncio, Jorge Remígio, Carlos Lopes, Jussara Burgos, José Carneiro, Francisco Alves, Miguel Pedrosa e Jaílson Vital em termos de textos enviados relatando acontecimentos pessoais e históricos da cidade. Existem também os que colaboram sem envio de textos, e sim com informações, livros ou fotografias. Principalmente dos meus pais, tios e primos. Também tem as pessoas que colaboram me enviando artigos pesquisados na internet sobre Custódia. No geral, essa soma de coisas faz do blog de Custódia um dos maios completos sobre a cidade. Todos que colaboram tem uma importância para seu crescimento.

Juventude de Custódia: O que você faz para ter tantas informações da cidade?

Paulo Peterson: Com 6 anos de existência, tenho contatos que me auxiliam indicando, enviando ou sugerindo assuntos a serem postados. Custodienses que aqui residem, outros que moram fora, e até alguns que residem no exterior acompanham diariamente ou enviando material. Meu maior acervo começou em casa com meu pai, com minhas tias Noêmia e Joany. Depois foi aumentando com Dona Zita Queiroz, Zezé Amaral, Odete Andrada e assim por diante com outros custodienses.

Juventude de Custódia: Antes o blog Custódia postava apenas assuntos históricos da cidade, porque esse ano resolveu postar diversos assuntos, entre eles sobre política local.

Paulo Peterson: Resolvi inovar porque o Blog adquiriu ao longo dos 6 anos de existência, um público cada vez mais exigente. Evitei ao máximo não mudar o foco que existia nele para assuntos antigos. Esse ano resolvi mudar, antes comuniquei ao público e o resultado tem sido o melhor, a quantidade de acessos diários indica que a mudança foi satisfatória. Caso não fosse, não teria problema em voltar ao formato inicial.

Juventude de Custódia: O que você acha do Juventude de Custódia?

Paulo Peterson: Acho um excelente blog, que com o tempo tá achando seu espaço na cidade. Acredito que o tempo vai fazer do seu blog um dos mais acessados pelos jovens locais e da região. Você tem talento, e sabe usar bem esta ferramenta. Espero sempre poder orientar.


Entrevista publicada no Blog Juventude de Custódia: Link

Um comentário:

  1. Paulo.
    Excelente entrevista.
    Perguntas inteligentes e respostas coerentes com o que foi perguntado.
    Fernando
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir