25 agosto, 2020

Biografia: Ulisses Manoel Venâncio "Seu Ulisses do DNOCS"



Ulisses Manoel Venâncio natural Angelim no Agreste meridional de Pernambuco, nasceu em 02 de janeiro de 1937... por muitos conhecido em Custódia como “Seu Ulisses do DNOCS”. 

Era filho do Sr. Manoel José Venâncio e Dona Quitéria Josefa Venâncio. Seus irmãos: João Manoel Venâncio (Cuiabá), Cícero Manoel Venâncio (Serra Talhada), Albertina Manoel Venâncio (Irecê/BA) e Ernestina Manoel Venâncio (Brasília/DF). Os seus pais eram agricultores na cultura de café em Angelim/PE até o final dos anos de 1940, quando migraram para Serra Talhada já aposentados, no final dessa década. 

Sr. Ulisses e Dona Daura 2013

Em 1958 casou com Maria Daura Nunes de Araújo, ela adotando o nome de Maria Daura Nunes Venâncio. Deste casamento nasceram 10 filhos, pela ordem: Maria Auxiliadora (Dôra) em Serra Talhada 1959, Wilson em Arcoverde 1961, Wilame em Belo Jardim 1963, Wellington em Custódia 1964, Djailson em Custódia 1965, Winston em Custódia 1967, Alcione em Arcoverde 1969, Júnior e Cidinha (Gêmeos) em Arcoverde 1973 e Aline em 1976 também em Arcoverde. 

Wellington (In Memoriam) D. Daura, Wilame, Sr. Ulisses e Wilson 
Foto em Custódia19/09/1965

Depois de ter contribuído como servidor público do DNOCS na construção dos açudes públicos de várias cidades como: Salgueiro, Serra Talhada, Belo Jardim, Arcoverde, São Bento do Una, Palmeira dos Índios/AL, entre outras, a história de “Seu Ulisses” se inicia em Custódia no ano de 1964, quando se deu início às estruturas para a construção do Açude Marrecas (Açude Custódia). Após ter trabalhado em várias cidades, a partir de março de 1973 voltou a morar em Custódia e decidiu não sair mais. 

Após a inauguração do Açude Marrecas no final dos anos 60, morando em Arcoverde, voltou em 1972 para trabalhar em Custódia, onde teve expressiva participação na administração e implantação do Perímetro Irrigado de Custódia nas décadas de 70 e 80, continuando atémeados dos anos 90, quando foi coordenador das Frentes de Emergências em período de seca,quando esta era administrada pelo DNOCS. 

Foi reconhecido numa edição da Festa das Personalidades em 1994 como Funcionário Público do Ano, demonstração de reconhecimento da sociedade custodiense pela sua dedicação como servidor público, trabalhando em prol da cidade que adotou. Também como reconhecimento ao seu trabalho como Servidor Público dedicado a Custódia, a Câmara dos Vereadores de Custodia aprovou recentemente, por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo nº 010/2020, do nosso amigo e Vereado Cristiano Dantas, nomeando uma rua com o seu nome no bairro Mandacaru (Loteamento João Domingos) onde ele expressava o prazer e orgulho de lá morar. Se aposentou em 1996 aos 59 anos, vindo a falecer na rua José Gorgonho da Nóbrega, 41 no dia 09 de fevereiro de 2018,aos 81 anos. 

Como gostava muito de trabalhar, logo que se aposentou abriu um Barzinho no anexo de sua casa na Rua do Polivalente, onde estreitou mais ainda os laços de amizades com toda a sua vizinhança. 

É prazeroso poder falar, embora pouco, de um homem que para todos os seus filhos e amigos foi exemplo de integridade, honestidade e querido todos os custodienses. Não se tem conhecimento de um único desafeto de “Seu Ulisses” em 54 anos que viveu em Custódia. 

Aproveito para agradecer de coração a todos os custodienses pela acolhida a família Venâncio de “Seu Ulisses”. Eu sou Wilame Venâncio, nasci em Belo Jardim, moro em Recife e sou custodiense com muito orgulho! 

Por: LUIZ WILAME NUNES VENANCIO – 25 DE AGOSTO DE 2020

6 comentários:

  1. Sr Ulissess companheiro do meu pai Horácio durante muitos anos, saudades ETERNA

    ResponderExcluir
  2. Paulo, muito grato pela homenagem e a todos os custodienses pela acolhida.

    ResponderExcluir
  3. "Seu"Horácio fez parte da história do DNOCS junto com "Seu Ulisses.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, gratidão e emoções definem essa honra à Papai. Custódia sempre fez parte de todos nós. Muito obrigada em nome de toda família.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Partes dessa história parecia a do meu pai Edilson mais conhecido por todos como Batata do DNOCS! Quantas teríamos para relembrar da vida dos nossos pais! Parabéns Wilame! Em 23 de julho de quatros atrás perdi minha irmã Ana “Lunga” e agora 18 de setembro fará 4 anos tb que perdi meu pai! Ele tb contavam muitas histórias, principalmente na época que trabalhava no DNOCS! Abraços! Só ficam as saudades!

    ResponderExcluir