Apresentação de grupo de bacamarteiros em frente a matriz de São José, dia 14 de março de 2012, durante festividades do padroeiro local. O grupo é formado por senhores, que mantém a tradição do bacamarte viva em nosso município. Todos são autorizados pelo exército para manusear essa arma de fogo curta, de cano largo e curto, reforçada na coronha.
O bacamarte de amurada é uma das armas mais especializadas em uso nos séculos XVIII e XIX. Era de grande calibre, pois seu objetivo era espalhar uma carga de chumbo grosso (de 20 a 40 balins de cerca de 10 mm de diâmetro) contra massas de tropas.
Final da apresentação, nesse momento todos os bacamarteiros atiram, o barulho dos tiros juntos é ensurdecedor. Reparem que até alarme de automóveis próximo disparam.
O Sr. Manoel Padeiro do Quitimbu é um dos organizadores do grupo de bacamarteiros, segundo ele a tradição no município não pode acabar, por isso ainda está a frente do grupo.
Parabéns Sr. Manoel o Sr. é o maximo, meu pai tem um bacamarte mas não atira mais é muito antigo, era do meu bizavô e é uma lembrança que meu pai guarda a muitos anos.Sentir saudades a 3 anos não vou a Custódia, ver a praça totalmente diferente bem iluminada foi legal. Gostaria muito de estar ai para ver o evento quem sabe no proximo ano. Luiz G Siqueira Amaral. Brasilia DF.
ResponderExcluirLuiz.
ResponderExcluirEstamos empenhados em fundar o MUSEU HISTORICO MUNICIPAL DE CUSTODIA.Contamos com sua doação de materiais que fizeram a história da nossa cidade.Oportunamente, voltaremos ao assunto
Abrs.
Fernando FLorencio
Ilheus/Ba.
Este grupo é realmente maravilhoso, contribuem de forma singular nas festividades da nossa Custódia. Parabéns Paulo pela homenagem prestada, merecidamente.
ResponderExcluir