05 agosto, 2020

Shandinha, um homem que amou a sua terra

Texto: Jorge Remígio
João Pessoa-PB
Agosto/2020

Tem pessoas que são a cara da cidade, digo isso no sentido de serem imensamente identificados com o lugar. Uma dessas pessoas, sem sombras de dúvidas, era nosso amigo Aparício Feitosa Sousa, o querido Shandinha. 

Era filho de Joaquim Góis Sousa, conhecido por Quinca Daniel, em alusão ao pai, e Almerinda Feitosa, a qual era irmã de Joventino Feitosa. Shandinha era meu primo em segundo grau, sobrinho da minha avó materna Presalina Góis Sousa, casada com Samuel Carneiro de Farias, ficou órfão muito jovem, sendo criado pelas tias Carmélia Góis Sousa (Bebela) e Erundina Góis Sousa.

Além de parente, foi meu amigo e amigo dos meus companheiros de geração. Por coincidência fazíamos aniversário no mesmo dia, mas ele duas gerações à frente. Calmo, fala mansa, sempre interagiu bastante com a sociedade e foi um dos melhores foliões dos carnavais passados que conheci. 

Ainda Jovem, teve que migrar para o Sul, como se dizia à época, em busca do trabalho e São Paulo foi o destino. Esteve em Minas Gerais e Brasília, possuiu um caminhão e viajou pelo Brasil afora, porém, nunca esqueceu o seu torrão natal. 

Até que um dia chegou para fixar residência, abriu a primeira sorveteria de Custódia no final da década de sessenta, a “Shand’s Sorveteria”, a qual, junto ao Sabazinho, eram os locais de ponta e da vanguarda custodiense. 

Foi presidente do Centro Lítero Recreativo de Custódia em seus tempos áureos e posteriormente ingressou como funcionário na Construtora Queiroz Galvão, tendo uma posição de destaque naquela empresa. 

Casou com Claudete Simões Ferreira, a nossa amiga Detinha, de tradicional família custodiense, e moraram um tempo em Belém do Pará, mas sempre antenados com a nossa cidade, e em meados da década de setenta vieram definitivamente residir junto aos parentes onde construíram uma bela família. 

Desenvolveu várias atividades no comércio e participou também da administração pública municipal. 

Atualmente era empreendedor no ramo de postos de combustíveis. 

Shandinha é uma dessas pessoas que deixará muita saudade e vai fazer uma grande falta a nossa comunidade. Com certeza está na luz e na paz e sua lembrança permanecerá com parentes, amigos e os conterrâneos.

Valeu! Grande Shand’s

* 25-10-1936 
+ 30-07-2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário