04 agosto, 2020

Perfil: Zezé do Amaral França



Maria José do Amaral França, "Zezé". Sou Custodiense de  nascimento e coração, nasci no dia 05/02/1930. Batizada e registrada em Custodia.

Pais: José Veríssimo do Amaral e Sebastiana de Souza Lima, ela irmã de Germano de Souza Lima, casaram em Custodia no Religioso e Civil. 

Com 1 ano e 8 dias fiquei órfã de pai vivo. Fomos morar na Fazenda Boa Vista de tio Germano de Souza Lima, onde passamos muitas dificuldades. 

Meus padrinhos eram Euclides do Amaral, Chiquinha Rodrigues e Nita  Pereira de Souza, esposa do Sr. Adauto Pereira de Souza.

Com 08 anos eu e minha mãe fomos morar em Pesqueira, na casa de minha tia Vicência.

Aos 13 anos fui trabalhar em uma mercearia. Com 14 anos no  Cartório de Registro de Imóveis local, onde fiquei até 15 dias para o meu casamento com o fazendeiro Libério França, de tradicional família de Pesqueira. Casamos dia 04 de Dezembro de 1948.

Tivemos 06(seis) filhos, todos com curso superior, sendo: 2 veterinários, 01 advogado, uma médica e duas economistas. 

Cursei até o terceiro ano primário. 

Moro em uma Fazenda, onde continuo até hoje, ensinei Mobral aos moradores e seus filhos. Fui nomeada Diretora dos Serviços Legislativos da Câmara Municipal de Pesqueira-PE, por 17 anos, onde me aposentei. 

A festa do ENCONTRO DE CUSTODIENSES AUSENTES E PRESENTES, foi criação minha juntamente com, Odete Andrada, João Elizeu, Fernando Florêncio, Antonio Medeiros "Totonho" entre outros. 


Fomos homenageados pela Câmara Municipal de Custodia com Medalha ao Mérito, no dia 07 de Setembro de 2008, com a entrega da Medalha "Águas de Sabá"


Resolução N° 002/2008, que criou a Medalha “Águas do Sabá”, 
Placa Distintiva de Honra ao Mérito.


Selo comemorativo aos 80 anos da Emancipação Política de Custódia, ideia de Fernando Florêncio, Zezé Amaral e Odete Andrada, integrantes da Comissão Organizadora do Encontro dos Custodienses presentes e ausentes. 

Quanto a Odete Andrada, os pais dela eram amigos dos meus pais desde Custodia, porém em 1946, o pai dela José Guilherme de Andrada, foi nomeado, Coletor Estadual de Pesqueira.


Tem 3 livros lançados, chamados Retrato Escritos vol.1, vol.2 e vol. 3.

Sobre meu pai quase nada sei, foi embora para São Paulo e lá casou-se novamente no Civil e Religioso (era bígamo), tendo também um único filho o engenheiro Eurípedes do Amaral, o qual eu o admiro e quero muito bem como irmão e pessoa muito humana.

Fui diversas vezes em sua residência em Assis-SP, como também ele veio a  minha casa em Pesqueira.

Sobre tio João Veríssimo, tinha grande afeto e amor pelo homem muito carinhoso comigo e com meus filhos, colocava um no braço e outro na mão como se fosse seus netos. Partiu muito cedo aos 49 anos, só tenho dele boas recordações e saudades. 

Tenho 16 netos e 27 bisnetos. Fui a primeira mulher a receber o Título pela Câmara do Municipal de Pesqueira como cidadã Pesqueirense. 

Sofri mais graças a DEUS venci. 

Abraço Zezé França. 
Pesqueira-PE
Agosto de 2020


6 comentários:

  1. Grande mulher Um exemplo de resiliência e superação.

    ResponderExcluir
  2. Grande mulher Um exemplo de resiliência e superação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Glória a Deus! Ele te honrou.
    Isso é tudo.

    ResponderExcluir
  4. Que mulher guerreira, Nordestina de verdade. Quando vejo mulheres assim , Tenho muito orgulho de ser nordestina.

    ResponderExcluir
  5. Conhecer Zezé França, bem como Odete Andrada, foi o fato mais marcante do meu retorno a Custodia.

    ResponderExcluir