04 junho, 2023

Morte do cigano Félix em Samambaia (1966)


Fonte: Jornal do Brasil (RJ)
15/01/1966


Em matéria publicada no Jornal do Brasil (RJ), edição do dia 15 de Janeiro de 1966, noticia um crime ocorrido no Distrito de Samambaia, no Município de Custódia-PE. Segundo a reportagem, "A Paz voltou ao Distrito de Samambaia, onde são comuns lutas sangrentas, onde foi contido duas tribos de rivais ciganos, que haviam travado um batalha entre eles". Ainda não matéria "As duas tribos ciganas, trocaram tiros de rifles e pistolas durante um assalto emboscada, onde um cigano chamado Félix, chefe de uma das tribos, foi morto". A policia local da época, afirmou a reportagem "Não queremos um banho de sangue em Custódia no inicio do ano"

Por fim, segundo informações do Delegado de Polícia de Custódia, Silvino Teles Neto "No último domingo, dia 09 de janeiro, um grupo de Ciganos foi atacado de surpresa por elementos de uma tribo rival, na Fazenda Poço da Cruz, com objetivo de vingança, devido a ameaça recebida pela rival. O Embate resultou na morte do cigano Félix e que só se acalmou com a chegada da policia ao local".

A Secretaria de Segurança Pública informou que tudo estava calmo no Distrito de Samambaia e que havia sido tomadas as providencias para impedir outro ataque entre as tribos rivais.

O Blog Custódia Terra Querida, em contato com Neneca Rezende, chegou a pessoa de Denildo Bezerra de Rezende, filho de Jorge Felipe, irmão de Delicia Rafael Rezende. O mesmo fez o seguinte depoimento sobre o ocorrido:

"Foi entre eles mesmos, por volta de 10h. Chegou a notícia na casa de uma tia onde eu estava. Felix tinha divergência com outros ciganos. Comentam que o cigano foi numa fazenda próxima, procurar um burro, na volta, veio andando e um outro cigano montado no animal encontrado. Foi quando outros ciganos se aproximaram dos dois e começaram a conversar, como se fosse amigos. Num determinado momento, um dos ciganos que vinha batendo papo com ele, se agarrou com Felix, enquanto o outro de rifle nele. O cigano que vinha montado, fugiu do local após tiros, para não ser morto. Quando esse chegou em Samambaia em frente a Usina de Caroá onde a tribo de Felix aguardava, foi um alvoroço. Se armaram e partiram imediatamente para achar os ciganos rivais. Não conseguiram encontrar após buscas no Serrote do Bode, Mansinha, e em Jeritacó, de lá foram embora com rumo ignorado".

Em busca de mais informações sobre o ocorrido, o Blog Custódia Terra Querida, procuro o policial aposentado Pedro José Lopes, mais conhecido por "Pedro Vitor", que atuou na diligência desse fato.

"Esse cigano rival de Felix, chegou em Custódia, pegou carona no caminhão de Arthur Preto, quando chegou perto da entrada da propriedade dele, ele desceu, levando com ele, um saco. Os carapuceiros (carregadores de carvão) que seguiam no carro, perceberam que dentro do saco tinha um rifle. Culminou com esse encontro com Felix na estrada a caminho de Samambaia. Os comentários na época, é de que, esse rival estava sozinho quando matou Felix".

Agradecimento aos colaboradores Neneca, Denildo, e Pedro Vitor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário