Esta história começa em 27 de setembro de 1941, na Fazenda São José, município de Custódia, com o nascimento de Djalma Rodrigues de Melo, filho de João Rodrigues de Melo e Quitéria Carmo do Amaral. Dessa família tem como irmãos os queridos Marinelza, Maria (Ditinha), Luizinho, Lourinaldo (Vavá), Margarida e Sandra.
Iniciou o primário no sítio. Muito cedo, veio estudar na cidade, hospedando-se na casa de seu padrinho Elpídio Pires Ferreira, de saudosa memória. Concluiu o primário na Escola General Joaquim Inácio. Depois serviu a Aeronáutica em Recife, por dois anos.
De volta à sua cidade Natal, em 1962, matricula-se no Ginásio Municipal Padre Leão, fazendo o admissão, cujo Ginásio havia sido fundado por Ernesto Queiroz, então Prefeito da Cidade.
Nesta mesma época, encontrou Zezita Queiroz, começando a namorar em 4 de março de 1962, um domingo de carnaval. No dia 18 de janeiro de 1964, Djalma e Zezita casaram, permanecendo em Custódia.
Em 1965 terminou o Ginásio e matriculou-se na Escola Técnica Olavo Bilac, de Sertânia, aonde ia todas as noites assistir aulas. Ao fechar o Colégio Olavo Bilac, transferiu para Arcoverde, matriculando-se no Onze de Setembro, onde concluiu o 3º ano técnico. Em 1973, fez o vestibular de Direito em Caruaru, bacharelando-se em 1978.
Do enlace de Djalma e Zezita, nasceram: Andréa(casada com Collyer), Adriana (casada com Alexandre Góis), Adynara (casada com César), Darley (casado com Walquíria) e Adriene. Os quatro mais velhos, hoje casados, com filhos, num total de oito netos: João Pedro, Ana Carolina e Fernanda( filhos de Adriana), Tiago e Julia (filhos de Adynara), Camila e Pedro Henrique( filhos de Darley) e Vitor (filho de Andréa).
Djalma, pessoa muito querida, de jeito manso, com o coração bondoso. Nunca gostou de intrigas, procurando sempre valorizar as virtudes das pessoas, acima de falhas. Ao longo de sua caminhada fez muitos amigos. Como os cunhados Ernesto Queiroz e Ana Rosa, Osmar e Graça, Nazinha e Zé de Julio, entre tantos outros, impossível de enumerar neste momento. Todos sempre presentes em sua vida, nos momentos difíceis e também nas alegrias. Também têm aqueles que mais tempo passaram juntos, em festas, reuniões, vaquejadas... Que são Ozinaldo, Totonho e Tadeu Barros. Fiéis companheiros tornaram-se amigos de toda família, mesmo contando com a distância física, são todos ligados até hoje.
A vida de Djalma tem muitas vitórias, conquistas, proporcionando aos seus filhos uma infância muito valorosa, momentos muito felizes, cultivando as melhores lembranças nos seus corações.
Alguns trechos da música “Querido a mim” retratam um pouco do jeito de Djalma:
“Quem é muito querido,
Aquele que não inveja, que é amigo sincero,
De todos os seres vivos que não tem senso de posse...
Que age do mesmo modo,com inimigos e amigos,
e sempre fica contente com o que lhe é oferecido....
Que nunca perturba os outros, nem se deixa perturbar...
Que não muda de atitude no ostracismo ou na Glória...
Este é o nosso amado pai e amigo Djalma
Este sim é muito querido, é muito querido a nós”
Com muito amor
Os seus filhos e netos
Dezembro/2012
Dezembro/2012
Tudo de bom que se disser sobre Djalma será pouco.
ResponderExcluirSeus filhos e netos merecem ser oriundos do amor de Djalma e Zezita.
Fernando Florêncio
Ilheus/Ba
Paulo, ficamos muito agradecidos pela homenagem ao nosso pai no Blog! É mais uma oportunidade de homenagear essa pessoa tão querida.
ResponderExcluirMuito grata!
Adriana Queiroz
Parabéns pelo carinho desses filhos e netos, por homenagear esse grande homem, com sua história linda, realmente foram muitos amigos, e meu esposo Ozinaldo, sempre falava que eles eram a diversão do Carnaval, são lembranças boas, ainda conheci a fase dele, com muitas farras. Muito obrigada, por lembrar de
ResponderExcluirOzinaldo. Parabéns Sr. Djalma, muitos anos vida, um grande abraço nosso!
Ass: Ozinaldo e Elma!!!
Ele merece essa linda homenagens de seus filhos e também dos amigos e familiares. Parabéns!
ResponderExcluirGrande amigo seu Djalma homem íntegro que construiu uma grande família, que Deus continue abençoando a vida de seu Djalma
ResponderExcluirEra muito amigo de caçada do meu pai José Severino tanto ele quanto o Ozinaldo.
ResponderExcluir