11 junho, 2023

Histórico de José Rodrigues de Melo



José Rodrigues de Melo, filho natural de Custódia. Nasceu em 18 de Setembro de 1894, na Fazenda Cangalha, nessa época, Custódia pertencia a Sertânia, antiga Lagoa de Baixo. 

Filho legítimo de Némezio Rodrigues de Melo, que foi o primeiro prefeito de Custódia, quando a mesma foi elevada a cidade, em 11 de Setembro de 1928. Mãe Justina Pereira de Melo. 

Vínculos familiares: Rodrigues da Barra, Tenório de Melo do Distrito de Quitimbu, e Pereira da Fazenda Xilili, pertencente a Arcoverde. 

Irmãos: Eloi, Marta Antonia, João e Joana, que foram gêmeos, Maria Francisca e Manoel Rodrigues Sobrinho.

Desta família surgiu o Padre João Rodrigues de Melo, que exerceu suas atividades em várias cidades. Terminou seus trabalhos de evangelização como Cônego, na cidade de São Bento do Una, onde chegou a falecer.

Esposas: Casou-se em 1930 com a jovem Quitéria Bezerra Moura Leite, ficou viúvo em 1932, com dois filhos: José Rodrigues Filho conhecido por Zezito Rodrigues (pai de Jorge da Farmácia, falecido). Filha Josefa Eunice Rodrigues Nogueira, conhecida por Nicinha de Zé Rodrigues. Ambos já faleceram, 11 filhos, netos de José Rodrigues de Melo.

Inclusive, o Coronel Weldon Rodrigues Nogueira, desempenhou o Comando Geral da Polícia Militar de todo o Estado de Pernambuco, junto ao Governador do Estado. Filho de Eunice e Major Antonino Nogueira.

Em 1936, casou-se pela segunda vez, com a jovem Dativa Bezerra de Freitas, conhecida por Tivinha de Zé Rodrigues. Tiveram cinco filhos.

a) Etelvina de Freitas Rodrigues Lima, casada, aposentada, Curso Superior, mãe de três filhas: Tatiana,Luciana e Adriana. Todas com cursos superiores em Letras, Medicina e Biologia.

b) Jurandir Rodrigues de Freitas, engenheiro agrônomo,residente em Catu-BA. Hoje aposentado como diretor da Escola Agrícola de Catu. Pai de três filhos, todos com curso superior.

c) Iracilda Rodrigues de Freitas Oliveira - Casada, aposentada, com nível superior em Letras. Mãe de três filhos, todos formados em nível superior. 

d) Elvira Rodrigues de Freitas Oliveira - Casada, aposentada, formada em Letras. Teve quatro filhos, todos formados.

e) Sulely Rodrigues de Freitas - falecida. Do seu segundo casamento, deixou 10 netos.

Vida Progressiva - por morte dos pais passaram a residir na Fazenda Tamboril, onde recebeu esta como herança. Dedicou-se a Agricultura e a Pecuária. Foi o Pai da Pobreza, auxiliando  aos moradores da cidade, antiga rua da Remela, hoje Rua Major Esperidião de Sá, doando água, lenha e terreno para plantio, sem troca ou interesse pessoal.

Assumiu a função de Subdelegado por mais de 40 anos em Custódia. Em 31 de Janeiro de 1969 foi escolhido para ser subprefeito, coligado com o Prefeito Silvio Carneiro de Souza. Foi amigo e irmão de todos os custodienses nas horas difíceis.

"HOMEM DE CARÁTER, MORAL, IDONEIDADE, HONESTIDADE e JUSTIÇA"

Deixou uma família altamente estruturada, com seu exemplo de pai e avô.

Faleceu em 09 de Fevereiro de 1975. 

A tristeza de tê-lo perdido não nos nos fará esquecer a alegria de o haver possuído.

Texto:
Etelvina de Freitas Rodrigues Lima "Dona Teté"
Foto:
Acervo Familiar

2 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente de seu José Rodrigues sempre muito bem vestido de paletó e muito perfumado algumas pessoas comentavam que por onde passava até os pés de algodão ficavam cheirando o seu perfume.
    Algodão já foi à grande lavoura daquela época.
    Seu José Rodrigues subdelega de Custódia sempre estava na delegacia para acalmar os ânimos das pé que estavam com problemas.
    Lembro-me muito dele na calçada da sua querida filha Etelvina Rodrigues pessoa que eu quero muito bem, quando à encontro é muitos abraços ela sempre fala somos Rodrigues e barrista com muito orgulho.
    Dona Tete é uma autêntica Rodrigues.
    A fama dos barrista é dar comida aos que os procuram eles são muitos de fazer caridade, amigos é está com a casa cheia de amigos.
    Quem esteve nas terras de Nemésio Rodrigues, Manoel Rodrigues e sua descendência nunca passou necessidade.
    Somos Barrista com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha ver a história do meu avô no blog de Custódia. Sua terra que ele tanto amou e trabalhou por ela
    Obrigada a todos que participaram dessa homenagem. Inclusive o texto belíssimo escrito por minha mãe
    Abraços.Tatiana sua neta e afilhada.

    ResponderExcluir