09 junho, 2023

Entrevista com Lourdes de Deus


Quando o Blog Custódia Terra Querida iniciou-se em março de 2008, pouco tempo depois, durante pesquisas no Google por material sobre a cidade, encontrei a história da custodiense Lourdes de Deus, artista plástica que saiu ainda muito nova de Custódia com sua família rumo ao sudeste do país. Lendo sua biografia, descobri que era esposa do famoso näif Waldomiro de Deus, ele por sinal, é a sua maior influência. Seus trabalhos estão ganhando destaque nas principais galerias de pintura do Brasil, o tipo de pintura é usada por várias editoras em livros como referência para ilustrar manifestações culturais dos sertões brasileiros.

Durante esta entrevista, Lourdes de Deus, fala sobre suas atividades e um pouco sobre sua trajetória familiar e artística. Explicou como homenageou sua cidade natal numa tela, influenciada pelo blog Custódia Terra Querida. Esta tela por sinal, faz parte de um calendário anual distribuído no Brasil e no exterior.

Por Paulo Peterson 



Biografia publicada em calendário, texto de Oscar D'ambrosio.

Blog Custódia Terra Querida - Lourdes de Deus, você nasceu em Custódia e foi embora muito pequena. Quem são seus pais e qual a família eles pertencem? Existe algum parente por aqui ainda ou todos residem fora?

Lourdes de Deus - Meu pai se chama Vicente Alves da Hora. Minha mãe se chama Adelaide Alves de Freitas. Tenho uma tia que mora em Belo Jardim os outros foram embora. Minha mãe disse que os pais dela eram os índios da serra, família da hora, e família dos Freitas.

BCTQ - Após sua saída de Custódia, onde foi morar? Qual a sua formação?

LD - Fui para São Paulo, onde morei até meus 14 anos, depois que me casei e vim morar em Goiânia. Estudei  somente o Ginásio, ate a oitava serie. Sou artista plástica auto didata. Pesquiso o Folclore brasileiro. Atualmente participo de um grupo de alunos na UFG, onde pesquisam a História do Folclore no BRASIL.

BCTQ - Como conheceu seu esposo Waldomiro de Deus?

LD - Waldomiro me conheceu pela porta da cozinha do meu pai, era muito amigo dele, e como éramos vizinhos, ele não perdeu tempo rs, Me pediu em casamento, na hora não aceitei. Ele viajou para Itália, assim que voltou resolvi aceitar. Estamos casados há 34 anos.

BCTQ - Quantos filhos dessa união? Algum herdou o dom da pintura dos pais?

LD – São seis (06) filhos, são eles: Rebeca, Amomm Hebrom, Edomm Hezrom, Edemm Shalom, Naara Tov e Sara Benaia. O Amomm também é pintor e músico, os outros estudam Direito, Psicologia e Administração de Empresas. Mas só o Amomm herdou a pintura. Tenho três (03) netos, se chamam: Cecília, Jonatas e Gabriel. Todos se relacionam com a arte, sempre nos ajudam com contatos e vendas. Enfim, a arte está neles.

BCTQ - Como surgiu o interesse em fazer homenagem à terra natal?

LD – Sempre busco inspiração naquilo para pintar, meus quadros dentro da realidade em que vivemos. E quando você Paulo Peterson, me falou da festa do Encontro de Custodienses, tive a ideia de pintar alguma coisa para homenagear esta cidade. Já que sou filha da cidade, busco mostrar o que tem o nosso Brasil, lindo com lugares maravilhosos. Sempre pintei o frevo de Olinda, o Galo da Madrugada e assim que vi seu blog Custódia Terra Querida, nossa falei – “Agora me achei na arte popular”. Ela nos dá liberdade de expressar na tela o sentimento da alma e ainda mais sendo pernambucana.

BCTQ - Vc tem alguma lembrança de Custódia?

LD – Não. Mas  sempre minha mãe fala de quando moramos ai, fala dos amigos. Sempre quis conhecer minha terra, sempre pintei as festas baseada em informações de Pernambuco, por ter essas festas populares e a caatinga. Sempre foi minha inspiração.

BCTQ - Explique para os nossos leitores, como suas obras foram parar nesse calendário?
LD - Uma empresa em São Paulo me convidou para participar, pois eles tinham visto minhas obras, e também adquirido algumas. Assim o convite foi feito pela própria diretora da Empresa, e também estava com estas obras na data do convite em uma Exposição no Museu de Goiania.

BCTQ - Qual a repercussão sobre suas obras no momento? Qual obra obter mais destaque?

LD - Esta tendo  uma boa,  eu diria ótima repercussão, pois variam editoras tem procurado os meus trabalhos para serem publicados em livros didáticos. Pôr se tratar de uma pintura que tem uma mensagem, uma historia, um recado para nossas crianças e jovens etc. Essas telas têm sido bastante procuradas. Falam da nossa identidade, como nossas festas populares, o São João que tenho pintado em seus seguimentos na Bahia e em Pernambuco. Agora estou com essa homenagem a Custódia, que saiu no calendário, inclusive vou enviar para as editoras.


Tela feita em  homenagem à Custódia. 
Nela consta nomes de comércios antigos da Praça Padre Leão e nomes de famílias.



BCTQ - Sua maior influencia na pintura é o seu esposo, o naif Waldomiro de Deus?

LD – Sim, foi depois que me casei com ele e conviver com as tintas e pincéis, visitar exposições que, tomei a liberdade de começar a pintar. Waldomiro me falou “pinta alguma coisa, vou ver se você tem um caminho a seguir”. Então meus primeiros quadros foram feitos em cartolina. Depois fui para a tela, só que pequenas. Comecei a pintar feiras livres, com barracas, meninos jogando bola. Ele viu que eu não ia desperdiçar material. (rs) Me falou para ir em frente. Me ajuda e me incentiva até  hoje. Dizem que estou pintando melhor do que ele. Ele só me diz maravilhas.

BCTQ – Mudando de assunto, como descobriu o blog Custódia Terra Querida?

LD – Descobri quando fiz uma pesquisa no Google, vi um trabalho meu publicado no blog Custódia Terra Querida. Comecei a procurar mais coisas e vi que você estava divulgando Custódia. Fiquei feliz em ver alguém da minha terra, ter esta capacidade de mostrar e falar dos filhos dessa terra querida.

BCTQ - Qual impressão a distância você tem da cidade hoje em dia, depois que passou a conhecê-la um pouco mais por intermédio do blog?

LD – Bem,  depois que vi no BLOG foi uma surpresa, pois as pessoas precisavam mudar, e quem ganhou foi à cultura. O povo teve oportunidade sem precisar sair de sua terra para  se aventurar em lugares que já estavam lotados. O povo agora tem a oportunidade de explorar o que tem de beleza, de riqueza bem debaixo dos olhos. Custódia para mim está uma menina que cresceu, ficou linda, e tem muitas surpresas a mostrar ainda, para qualquer estado, cidades etc.

Site da artista: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário