11 setembro, 2020

Bandeira de Custódia - História de sua criação

 



Em 1978 nosso município completava 50 anos de Emancipação Política. Entre os dias 01 e 11 de Setembro daquele ano, houve uma vasta programação elaborada por uma comissão designada pelo Prefeito, na época Luiz Epaminondas Filho.

Uma das primeiras providências foi à realização de um concurso para criação de uma bandeira para nossa cidade. Mesmo chegando ao seu cinquentenário, Custódia ainda não dispunha também de um Hino oficial.

Vinte dias antes da comemoração cinquentenário, foi divulgado um concurso para instituir uma bandeira para nossa cidade.

O regulamento indicava que cada pessoa podia apresentar até dois desenhos com bandeira, que seriam enviados à Prefeitura Municipal para serem avaliados e analisados por uma comissão julgadora.

A Comissão achou por bem fazer a junção de dois desenhos da bandeira dentre os melhores enviados.

No final, foi escolhido um desenho enviado por Jorge Remígio, filho de Claudionor Remígio e outro enviado por Adelma Arruda, filha do sargento Jorge Arruda.

Então, em 11 de Setembro de 1978, foi criada bandeira de Custódia, ficando assim, de autoria de Jorge Remígio e Adelma Arruda.

Na bandeira enviada por Jorge, tinha um Mandacaru, que é um símbolo do sertão nordestino, e no desenho de Adelma havia o Ostensório, que é também chamado de Custódia, objeto sacro usado em diversos cultos da Igreja Católica.

A premiação do concurso foi de Cr$ 1.000,00 (Mil cruzeiros), prêmio dividido entre os vencedores.

Texto: Paulo Peterson, com a colaboração de Jorge Remígio e José Melo Soares.

 



2 comentários:

  1. Fantástico poder ter estado em Custódia nesta época! Belo texto, Paulo. Como sempre!

    ResponderExcluir
  2. A bandeira da nossa cidade é linda 👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤

    ResponderExcluir