14 setembro, 2020

Sobre o meu percurso de vida - Por Vanise Rezende


Acredito que a maioria dos leitores deste blog não me conhecem, a não ser, talvez, pelo nome, como uma das filhas de Manuel Marinho de Rezende e de Ester Pires de Rezende.



Saí de Custódia com 11 anos (1953), para estudar no internato do Colégio Santa Doroteia de Pesqueira. Voltava a casa apenas nos períodos de férias, mas quase sempre íamos visitar meus avós, em Tabira, no carro de Seu Zé Ferreira, que nos levava, e voltava para nos buscar. 


Aos 15 anos me estabeleci num pensionato, em Recife, para cursar o ensino médio. Meus contatos sociais eram com rapazes e moças, jovens como eu, ou universitários profissionais associados à Ação Católica, um movimento de espiritualidade cristã que surgiu na França, e se disseminou em vários países. 


Aos 21 anos participei de um congresso em Frankfurt, na Alemanha, promovido pelo Movimento dos Focolares, um outro movimento de espiritualidade pelo qual me interessei tanto, que consegui licença dos meus pais para ficar morando na Itália, onde seguiria meus estudos universitários. Fui residir em Roma, onde estudei Comunicação e Jornalismo, e trabalhei na Rádio Vaticana (elaboração e voz dos programas em língua portuguesa – para Portugal, Brasil e países da África). Na Itália, Espanha e Portugal, realizei várias atividades junto às comunidades do Movimento dos Focolares. Assim, com tanto tempo longe do Capibaribe e do Moxotó, não mantive contato com os amigos das cidades onde vivi. Dez anos depois, ao voltar, me estabeleci em São Paulo, só retornando ao Recife em 1969. 


Em dezembro de 1970 me casei, no Recife, com Luiz Carlos de Araújo. Sou viúva, e tenho três filhas: Letícia, Vera e Carla. E dois netos: Artur, 9 anos e João Miguel, 6 anos. 

Meu trabalho atual é escrever (acabo de produzir um livro a ser publicado ainda este ano).

Mantenho o blog www.vaniserezende.com.br – um espaço em que reproduzo postagens e entrevistas sobre questões atuais da sociedade, algumas delas assinadas por mim, em prosa e poesia. 

Aliás, gostaria de convidar os seguidores de Custódia Terra Querida para entrarem no meu blog e, se acharem oportuno, assinalar sua presença como seguidor. 

Sobre a minha contribuição neste blog

Meus rabiscos iniciais para este espaço, sobre as memórias de minha infância em Custódia, serão publicados na cadência da roda do tempo, assim como vou me lembrando. 

E cada postagem estará ligada com a que virá depois, como se fossem bonecas de Matrióchka, juntando peça por peça, da mesma forma que funciona a memória dos mais velhos, que vão juntando os pedacinhos de vida em busca de reconstituí-la por inteiro. 

Meu contato: rezende.vanise@gmail.com

2 comentários:

  1. Com tamanha surpresa tomo conhecimento através deste Blog em rever uma filha ilustre de Custódia com tamanho grau de intelectualidade e saber. Isto nos enche de orgulho. Parabéns Vznize Rezende. Um grande abraço de Lucia Góis Verissimo

    ResponderExcluir
  2. Cara Lucia. Obrigada pelo seu gentil comentário. Você me fez pensar em fazer uma pesquisa sobre os escritores, contistas e contadores de histórias este blog tem revelado. A nossa terra é um celeiro de pessoas muito criativas, inteligentes e que amam escrever suas memórias como cidadão custodienses. Um abraço!

    ResponderExcluir