22 maio, 2023

Meu sertão é mais mió


 

Sêo minino preste atenção
Num gostei de seu falá
Qui no sertão só tem fome
Confusão e fuzuá
Briga di terra e ingrisia
Pois tomém tem aligria
Arrepare o qui tem lá

Num tem coisa mais bunita
Qui o amenhecer do dia
A passarada cantano
Contente, cum aligria
A bizerrada berrano
As vaca a eles chamano
Nas menhã de brisa fria

Si num tem pão no café,
Tomém in compensação
Tem bolo feito de mio
Tapioca num farta não!
Tem a coiada iscurrida
Apois pra infrentá a lida
É perciso dispusição

No armoço tem fartura
Cum feijão bem temperado
Cum nata de leite e quêjo
De cuáio bem perparado
Cum farinha quebradinha
Rebate cum a caninha
E o cabra fica animado.

Si come carne de bode
Cum toda a famiança
Toicim de poico e galinha
Pra mode dar a sustança
Pois infrentando a batáia
O sertanejo trabáia
Disposto Cuma criança

De tarde inda tem mais
Pruquê a parada é dura
No mei da roça se come
Quêjo de Cuái e rapadura
Bebe a água friinha
Tirada de uma quartinha
Lá tudo é cum fartura

Di noite lá na varanda
Uma rede é armada
E junto cum a famia
As istóra são contada
Tirada dos foietim
Conta tim tim por tim tim
As istóra incantada

Di vez in quando inda tem
Um forró nos pé de serra
Cum a zabumba roncano
A sofona veia berra
Aquerdite si quizé
Mas eu li digo qui é
O mio qui tem na terra

As cabôca profumada
Cum o chêro das fulo
Vistido novo di chita
Junto cum o dançadô
Parece qui tão vuano
Os dois coipo se roçano
Tudo no maió amo

Tem mio não, sêo minino
Qui um forró arretado
Num é Cuma as dança nova
Qui se dança separado
É as moça dano sarto
Macho balançano os quarto
Isso é coisa di viado

Dispois desse desabafo,
Já fiquei mais sastifeito
Pois prifiro meu sertão
Mermo qui tenha defeito
Num quero mudernidade
Nem loucura da cidade
Eu sô assim desse jeito

Me adiscurpe si pudé
Num goto de lero lero,
Pru mode falá verdade
Nem um minuto ispero
Posso ter os meu defeito
Mas sou assim desse jeito
Inguinorante e sincero.

Um comentário:

  1. Muito bom relembrar as poesias do nosso sertão Pernambuco

    ResponderExcluir