04 maio, 2023

Adolfo Regino de Souza - Um militar que honrou sua farda à serviço da sociedade

     

Adolfo Regino de Souza, conhecido como Adolfo Soldado pela maioria dos nossos conterrâneos, nasceu na Fazenda Ema, distrito de Nazaré do Pico, Floresta-PE, em 13 de março de 1937. Era o nono (9º) filho de uma família de 12 irmãos. Uma criança saudável e divertida, desde cedo, ajudava seus pais, João Regino e Maria Trindade, e seus irmãos, nos serviços da roça e com os animais. A família humilde, priorizava a educação dos filhos, acreditava que esse era o caminho do crescimento. Assim, ele estudou na Fazenda Ema, destacava-se como bom e inteligente aluno.

Na adolescência e inicio da juventude, continuava trabalhando e se fazia presente em festas da região. Bonito e exímio dançador, participava dos forrós de pé de serra, escolhendo as mais belas jovens para dançar. Foi então, que conheceu a jovem Nilza e daí nasceu um grande amor, vivenciado até o ultimo minuto de sua vida. Abençoados por Deus, pelos pais e irmãos, casaram-se na Igreja Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada. Dessa união nasceram quatro filhos: Cláudia Regina Nogueira Marinho, Clélia Regino Amaral Nogueira, Adolfo Regino de Souza Filho e Luzia Nogueira Neta. Adotaram como filha, Maria das Graças Nogueira. Hoje bem sucedidos, honram seus ensinamentos, vivenciando valores e princípios cristãos.

Para Nilza "Dona Zinha", um esposo exemplar! O companheiro fiel! Para os filhos, foi muito mais que um provedor de suas necessidades materiais, era o pai amigo, amoroso! Sempre presente na vida escolar, acompanhava seus filhos também em consultas, internações, viagens. Demostrava esse amor, não apenas em gestos de proteção e carinho, mas com palavras de incentivo, de reconhecimento, de forma oral ou escrita. Aqui, merece uma ressalva, os seus sobrinhos, desfrutavam deste amor, e muito se alegravam quando ele estava em uma festa, forró ou carnaval, pois sabiam que a animação era garantida e que nada lhes faltaria. Carinho, proteção, orientação, incentivo, respeito, compreensão, são algumas da formas que Adolfo usou para expressar seu amor por seus pais, irmãos, esposa, filhos, sobrinhos, primos, afilhados, amigos.

Aos 20 anos, ingressou na Polícia Militar de Pernambuco. Trabalhou inicialmente, por 08 anos, em Floresta, em seguida, foi transferido para Serra Talhada, onde, por um período de 08 anos, ficou no distrito de São João do Barro Vermelho. Através de um Ato Administrativo, do governador José Francisco Moura Cavalcanti, determinou a sua vinda para Custódia, em 1976. Acolhido pelo primo Zé Gomes Filho e sua esposa Elisabete Rafael Resende Gomes, foi por eles, apresentado a sociedade custodiense. Com residência estabelecida, trouxe a família, pois como todo bom sertanejo, sempre disse que não ficaria longe da mesma.

Nesta cidade, trabalhou por mais de 15 anos. Ascendeu ao posto de Cabo e logo após ao de Sargento. Durante o exercício da profissão, foi dedicado e demonstrou amor ao Estado e notadamente a esta cidade, Custódia. Cumprindo deveres de cidadão, revestiu-se de bondade e soube dignamente, exercer a difícil e honrada missão de proteger nossa população. Destacava-se por seu jeito extrovertido, pelo companheirismo, desprendimento e honradez.

O Tenente Bezerra, de Serra Talhada, Seu cunhado, Major Carlos Nogueira "Carlito", o primo Tenente Cirilo, Tenente Coronel  Camilo Nogueira entre outros, foram referência em sua vida, incentivando, orientando, apoiando. E Adolfo, também foi referência para o irmão, o filho e três sobrinhos que seguiram carreira militar. A sua aposentadoria, deixou saudades e boas lembranças para seus superiores e colegas de farda, entre eles: Lourival Belarmino, (Lourinho), Constantino, Durval Barros, Pedro Víctor, Zé Gomes, Elecio, Constantino, Jerônimo, o compadre Zé Gremis. Outros irmãos de farda, como todos eram considerados por ele, já chamados para a Pátria Celestial, merecem ser lembrados neste momento: Cleomatos, Zé Nilton, Gilvan Veloso, Pedro Siqueira, Rafael e Otacílio.

Sua aposentadoria, não significou afastamento de trabalho, voltou pra roça, criava gado e ajudava o compadre Pedro Siqueira no plantio de tomate. 

Acometido da doença que o levou a morte, permaneceu até o fim, firme na fé e acolhendo a todos que se aproximavam dele. Rodeado da esposa, filhos, netos e alguns amigos, em 03 de julho de 2004, em sua residencia, Adolfo encerra sua missão aqui na terra e vai habitar no paraíso. Foi sepultado nesta cidade, desta vez foi a família que decidiu não querer ficar longe dele. Deste então, familiares e amigos, convivem com a saudade deste inesquecível “ser humano”.

Com uma história de vida que se notabiliza pelo heroísmo e desprendimento, honestidade e cidadania, amor a terra e a família, respeito as mais caras tradições morais, fez merecedor do respeito dos seus pares e de todos os seus conterrâneos.

Memorial realizado por seus filhos e familiares

Texto exclusivo cedido ao Blog Custódia Terra Querida
Uso sob permissão

12 comentários:

  1. Parabéns.
    linda a história do seu Adolfo, muito querido e respeitado por todos, não só ele como todos os colegas de trabalho, que sua alma descanse em paz Sr Adolfo.

    Tania Alves
    São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Linda a história de seu Adolfo, fez parte da minha infância, lembro muito dele sempre muito educado e atencioso quando eu ia comprar na vendinha de Dona Zinha.

    Luciara Frazão de Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciara Frazão de Lima verdade eu gostava muito dele tenho saudades dessa época. Tania Alves

      Excluir
  3. No dia que tinha seresta com Lila ele falava hoje tem seresta ,sempre na seresta.

    Tania Alves

    ResponderExcluir
  4. Cidadão honrado que fez história e hj seus filhos seguem seu legado. Grande seu Adolfo

    Maria de Lourdes
    Custódia-PE

    ResponderExcluir
  5. Quem conheceu esse homem , sabe a pessoa humilde e maravilhoso. Flavio Amaral

    ResponderExcluir
  6. Seu Adolfo era uma pessoa maravilhosa, saudades eterna.

    ResponderExcluir
  7. Sr Adolfo era alegria, festa, amizade e um grande chefe da família.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Paulo Peterson por manter acesa essa saudade através do seu blog e a cada um de vocês que complementaram essa biografia com palavras de carinho. Papai amava Custódia!

    ResponderExcluir
  9. Está com seu Adolfo,era momento de alegria!

    ResponderExcluir
  10. Gente boa, e bom dançarino tambem

    ResponderExcluir