20 setembro, 2022

Biografia Adamastor Ferraz de Oliveira - Por José Melo


Por José Soares de Melo

Por demais conhecido na cidade, Adamastor Ferraz de Oliveira foi um custodiense que dedicou sua vida as atividades de mecânico, eletricista, montador, etc. Quando de sua morte, a Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, através do então Deputado Eduardo Araujo, consignou em seus anais um voto de pesar pelo seu falecimento. Dentro da série Perfis, transcrevo o requerimento abaixo: 

Requerimento Nº 3089 

Requero à Mesa, ouvido o Plenário e ANAIS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO 287 cumpridas as formalidades regimentais seja consignado na ata dos trabalhos legislativos desta Casa, um voto de profundo pesar pelo falecimento do Sr. Adamastor Ferraz de Oliveira, falecido no último dia 10 de abril. Da decisão desta Casa e do inteiro teor desta proposição dê-se ciência à família enlutada na pessoa da viúva, Oscarina Simões de Oliveira, com endereço à Travessa Heleno Aleixo, 32 – 1º andar - Centro - Custódia-PE, aos cuidados do Sr. José de Melo, genro do falecido. 

Justificativa 

Natural de Custódia, Adamastor Ferraz de Oliveira foi em vida um dos mais capacitados profissionais no campo da mecânica e da eletricidade. Possuidor de invejável inteligência, autodidata, dedicou sua vida a pesquisas, experiências e estudos detalhados que lhe proporcionaram condições de ser considerado o Homem dos Mil instrumentos, graças a sua capacidade de recuperar máquinas, motores, equipamentos industriais, aparelhos eletro-eletrônicos, enfim, um profissional competente que consertava tudo. Herdou do pai, José Ferraz de Oliveira, a capacidade criadora e de experiências. Seu pai, o popular Duda Ferraz, chegou a descobrir fórmulas químicas até hoje não utilizadas, a exemplo de um produto que conseguia recuperar a ferramenta conhecida por “Lima” ou “Limatão”. Adamastor Ferraz contribuiu significativamente para o processo de implantação da Fábrica de Doces Tambaú, no início de suas atividades, com a montagem de praticamente toda a maquinaria para a fabricação de doces. Dono de uma presença de espírito invejável, são famosas suas respostas e observações espirituosas sobre fatos e aspectos de Custódia e de sua gente. Sempre tinha uma resposta irreverente ou humorística para cada situação. Foi ainda o responsável, há alguns anos atrás, pela implantação dos primeiros conjuntos de irrigação na zona rural; pela manutenção de sistemas de iluminação pública em diversas cidades da região, a exemplo de Triunfo e Serra Talhada; pela montagem de pequenas indústrias, oficinas, etc. em toda a região. Sua morte representou uma grande perda para Custódia, pois apesar de aposentado, prestava inestimáveis serviços, orientando novos mecânicos e dando-lhes os ensinamentos que conseguiu captar durante toda a sua vida. O falecido deixou além da esposa, os filhos Marcelo José Simões de Oliveira, Emanuel Simões de Oliveira, Eliane Marília Simões de Oliveira, Maria da Conceição Simões de Oliveira e Ana Lúcia de Oliveira Melo

Sala das Reuniões, 12 de abril de 1994. 
Eduardo Araújo - Deputado

Um comentário:

  1. Adamastor.
    Na sua simplicidade de homem "curioso" desde priscas eras, provou que existe inteligência abaixo da linha do equador.
    Fernando Florencio
    Ilhéus\Ba

    ResponderExcluir