16 setembro, 2022

II Fraternal Encontro de Custodienses Presentes e Ausentes (Lindinalva Almeida)

Chegou a hora de voltar à normalidade, viver a vida em toda sua plenitude.

O encontro nos permitiu esvaziar os contêineres que estavam cheios de tristezas, sensação de perda e o medo de chegar perto das pessoas. O Abraço e o beijo voltaram a ser bem-vindos. A saudade batia a porta do coração com as lembranças da família, dos amigos, das festas, do nosso encontro e da terrinha, num sentimento de resgate da falta, distância e amor. Esses sentimentos descrevem a mistura do que se viveu num contexto global. Esses últimos anos machucaram e deixaram o mundo muito triste, sem alegria.


O encontro teve o aconchego de sempre. Teve o abraço e o beijo cheio de carinho, afeto e amizade.

Foi bom para quem deu e para quem recebeu. É preciso que nos abracemos e nos beijemos mais, mostrar que as pessoas são importantes para nós.



A música nos envolveu do início ao fim. A linguagem musical do trombone de vara permitiu que viajássemos no tempo com um repertório inesquecível: "beija-me muito", "perfídia", "que queres tu de mim" e "sentimental demais". Músicos: Marcelo e Rogean Moura. Foi lindo! Flávia deu sua canjinha, animou quem estava parado. Dr. Ferdinando cantou bonito, acompanhado por Flávia e Célia. O cantor Amadeilson, pela segunda vez, selecionou muito bem as músicas do encontro.


A exposição reafirmou o potencial criativo dos artesãos custodienses: Maura Gonçalves, Rosane Souza, Célia Batista, Janaína Izabel, Socorro Rezende, sua irmã Maria e Graça Melo.


Jorge não expôs, mas doou um lindo e caprichoso chapéu confeccionado por ele, no modelo de adereço usado por Alceu Valença nos seus shows.



Estiveram presentes as famílias: Gonçalves Lima, Epaminondas, Pereira Lins, Remígio, Medeiros, Souza, Moura, Campos Rodrigues, Rafael, Feitosa, Rodrigues, Nunes Queiroz, Melo, Bezerra, Pires, Arruda, Batista, Pinheiro, Amaral, Rezende, Aleixo, Costa, Rabelo, Félix, Santos, Gouveia, Nóbrega, Amorim, Ribeiro, Ferreira, Figueredo, Simões Ferreira, Neves, Lopes, Amaral Santos, Pinto Simões e Simões Almeida.

Os casais dançaram muito. As mulheres se refestelaram com os vários ritmos tocados. Dançaram, sambaram, cantaram e pularam.

A cena mais bonita do nosso Encontro foi Dona Joany, Dona Genésia e Dona Terezinha Figueiredo dançando e nos mostrando a beleza atemporal delas, numa afirmação de que a felicidade é um estado de espírito e não um paradigma preconceituoso que rotula a longeva capacidade de se fazer o que gosta.

Amigos, lembrei de vocês que não puderam participar  do encontro e fiquei pensando o que fazer... então pedi à Virgem Maria que cuide de cada um em particular para que no próximo ano estejamos juntos participando desse bonito encontro.

Os anfitriões do encontro se doaram para fazer bonito. Cada um que veio trouxe brilho para este momento único.

Meu sincero abraço!

Lindinalva Pinto S. de Almeida (Nenê)

Custódia, 13/09/2022.

2 comentários:

  1. Espero ir no próximo ano!👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Lindo e verdadeiro relato!
    Amei. Foram momentos inesquecíveis.
    Já estou sonhando com o próximo.
    Abraços, amados conterrâneos!

    ResponderExcluir