11 setembro, 2022

Custódia um acervo de histórias e estórias que, por vezes, também fazem a história

Arte: Prefeitura Municipal de Custódia



Por Juliano Oliveira


Custódia Terra Querida, assim como teus filhos, tu és, corpo e alma, matéria e espírito.

Fácil é apreender-lha, um dado momento, a sua fisionomia física, um simples retrato  a fixa indelevelmente, uma simples visita a grava para sempre.

Mais difícil é senti-la no seu viver. No seu modo de ser. No seu acervo de Histórias e estórias que, por vezes, também fazem a História.

Há cidades fortes, másculas, férreas, quando não frias e até opressivas. Há débeis, frágeis, ternas, que não só poesia e acalento.

Nossa querida Custódia é síntese das qualidades das bem dotadas. Vigorosa no trabalho dos seus filhos que fizeram forte o seu comércio, tradicional a sua indústria, férteis os seus campos, onde se poderia dizer correm fácil a água, o leite e o mel.

Localizada no coração de Pernambuco, no sertão do Moxotó, Custódia desfruta de posição privilegiada, sendo um elo importante a região nordeste e o restante do Brasil.

Custódia terra querida, de Pernambuco, és certamente o coração.

Núcleo cultural afirmativo, Custódia é termômetro político próprio dos centros civilizados sua importância econômico social não pode, pois, ser ignorada.

Custódia cidade festiva, de povo ordeiro e hospitaleiro.

Custódia pela simpatia de sua gente conquista no primeiro encontro. A partir dai, é cada vez mais meiguice, como mulher faceira que revela encantos sem fim.

Aos 94 anos, as cidades são crianças. E nossa querida Custódia é um botão em flor. Macia, suave e tranquila.

O suceder das gerações, as lutas e no contratempos,as alegrias e as tristezas, as disputas bem ou mal sucedidas as tragédias ocorridas, o sofrimento do seu povo, a esperança sempre renascida, não envelheceram seu rosto. Sua marca é sua eterna juventude.

Aos trabalhadores da cidade e do campo, aos servidores públicos, aos agricultores, comerciantes e empresários, de casa, aos amigos aos homens e mulheres e crianças de Custódia, nossas saudações amiga, quando, em meio a tantos desencontros, as comemorações dos seus 94 anos nos irmana a todos.

Custódia como teus filhos beijamos ternamente teu rosto, olhando nossa igreja que sob a proteção do glorioso São José, pai de Jesus Cristo, soube inspirar e abençoar o seu progresso, que esperamos seja cada vez maior a cada ano.

Progresso voltado, sobretudo, para o verdadeiro desenvolvimento que pressupõe, sobre tudo, justiça social.para os assalariados, para os que não são devidamente remunerados, para os que buscam trabalho e terra e não encontram onde, para os que não têm instrução,nem saúde, nem casa, nem proteção social.

A todos os que vivem e sofrem em Custódia, os parabéns pelo que temos feito, mais sobre tudo, a exortação do muito que temos a fazer, em favor de Custódia e dos custodienses.
 
Custódia terra querida parabéns  pelo seu aniversário!

São os sinceros votos do seu querido filho Juliano Oliveira em nome  dos seus queridos filhos custodienses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário