05 setembro, 2022

Jason Gonçalves relata sua chegada a Custódia com seis anos.


Eu morei em Custódia, onde cheguei com cerca de seis anos de idade.

Morávamos na Rua da Várzea, numa casa em frente ao chafariz que fornecia água a toda a cidade e ao lado do "motor" que fornecia luz elétrica à cidade das seis ou sete da noite até as 9 ou dez horas.

Depois meus pais Amaro Gonçalves de Lima e Maria Alves da Silva instalaram o HOTEL CRUZEIRO, às margens da Central, que era a única estrada que ligava o Norte e Nordeste ao Rio de Janeiro, na época.

Esse hotel era o melhor, situado entre Arcoverde e Serra Talhada. Era ponto de parada quase obrigatório para todos os veículos que circulavam na região. Dessa forma, contribuiu muito para o desenvolvimento do município, já que era por meio dele que saía grande parte dos produtos agrícolas do município.

Eu e meu irmão Gérson muitas vezes transportávamos água do chafariz até o Hotel Cruzeiro, empurrando um barril que rolava ladeira acima e abaixo, empurrado por nós dois.

Muitos anos depois, meus pais instalaram o HOTEL SABÁ, deixando o Hotel Cruzeiro. Meu pai iniciou uma fábrica e confeitos, que depois passou a fabricar também doce de goiaba e queijo de manteiga.

Essa fabriqueta foi assumida pelo meu irmão Gérson, que transformou-a nessa potência da fábrica TAMBAÚ, administrada pelos meus sobrinhos Iuri Gonçalves, Hugo Gonçalves de Souza e Maura Gonçalves.

Saí de Custódia em 1946, com onze anos de idade. Fiquei voltando anualmente, onde passava sempre o mês de janeiro, de férias. Ao sair do seminário, com quinze anos de idade, permaneci vários meses.

Tinha vontade de namorar, porque já naquele tempo Custódia sempre teve lindas moças casadeiras. Mas eu não sabia nem conversar com as garotas, pois aina tinha a cabeça cheia das coisas com que os padres nos preparavam psicologicamente, para ter contato com o mundo exterior ao seminário, quando saíamos de férias.

Ainda hoje tenho, além dos sobrinhos, muitos primos, descendentes de Joaquim Pereira e Manoelzinho Gonçalves.

Por Jason Gonçalves de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário